Memoria Descritivo
Por: Vanilzavalente • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
INTRODUÇÃO
A área de intervenção escolhida é a Orla de Macapá, localizada às margens do imponente Rio Amazonas. O local é um atrativo importante para a cidade, pois trata-se de uma área construída para o lazer, esportes, realização de eventos de natureza pública, entre outros, que dão à orla a função sócio recreativa propiciando momentos de recreação, hedonismo, e de contemplação do rio aos que por lá passam.
Nossa proposta visa trazer dinamismo e valorização a esta área, para que a mesma seja usufruída a qualquer hora do dia e noite, de maneira segura, priorizando os pedestres e ciclistas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Apesar de toda sua importância social-cultural e turística, a Orla apresenta impactos negativos, pois muitos dos seus equipamentos e de sua estrutura encontram-se danificados precisando de manutenção, trazendo riscos e danos aos usuários.
O calçadão, em alguns trechos, encontra-se deteriorado pela ação da maré ou pelo desgaste do material, com isso o tráfego de pedestres torna-se inadequado.
A falta de ciclovia ou ciclofaixa faz com que carros, motos e bicicletas disputem o mesmo espaço, prejudicando e congestionando o trânsito, o que somado à falta de sinalização vertical e horizontal adequadas trazem riscos aos transeuntes e portadores de necessidades especiais.
A iluminação precária e a falta de manutenção da rede elétrica são fatores que contribuem para o afastamento dos usuários, favorecendo, em alguns pontos, o domínio de vândalos e assaltantes.
A ausência de arborização urbana prejudica a visitação da orla no período da tarde, pois com o sol e calor intensos a sensação de desconforto aumenta e inibe o passeio neste período.
Os equipamentos urbanos existentes são escassos ou encontram-se em péssimo estado de conservação, como os bancos, que são raros ao longo da orla e as lixeiras que encontram-se deterioradas pela ação do tempo.
PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DA ORLA
Pensando em todos esses problemas, propomos algumas melhorias para tornar a Orla de Macapá um espaço mais dinâmico e agradável, capaz de satisfazer todos os seus usuários, priorizando os espaços de convivência e favorecendo o avanço turístico do local.
Propusemos, então, a redução viária, padronizando as faixas de rolamento e retirando os acostamentos, onde demos lugar à ciclovia e áreas verdes, compostas por canteiros ajardinados e árvores que proporcionam sombreamento para os transeuntes, além de embelezar e reduzir as ilhas de calor existentes.
Do lado oposto ao calçadão será mantido o acostamento e ao longo do passeio criamos áreas de convivência, com bancos para descanso e contemplação, ladeados por árvores da espécie Ipê, que trarão beleza e cor a paisagem.
Ao longo da Orla criamos decks cobertos para convivência a qualquer hora do dia, podendo ser utilizados para leitura, descanso, ponto de encontro, ou simplesmente para contemplação. Os decks serão compostos por bancos, jardineiras, e bicicletário, possibilitando a parada tanto de pedestres quanto de ciclistas. A faixa de pedestres e um caminho rampeado, com baixa inclinação, proporcionará uma passagem suave e confortável aos transeuntes que desejam
...