TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu trabalho

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A história da engenharia geotécnica e conseqüentemente das obras de contenção se mistura com a própria história da humanidade. Há registro que comprovam a utilização de abrigos subterrâneos na pré-história que eram escavados verticalmente e de aproximadamente 2 metros de profundidade, provando assim, que já existiam noções sobre estabilidade de maciços nos locais onde eram realizadas as escavações.

Já na idade moderna, a partir do século XVIII d.C., começou-se a teorização das execuções de diversas obras simbolizando a fase pré-clássica da mecânica dos solos. Diversos trabalhos sobre aterros arrimados (Gautier, 1717), pressões transmitidas por maciços de solos (Bélidor, 1729), superfícies de deslizamento em taludes (Gadroy, 1746), efeito da água sobre estabilidade de taludes naturais e de aterros (Perronet, 1769), dentre outros.

O período clássico se inicia com Charles Augustin Coulomb em 1776, que determinou utilizando princípios de cálculo diferencial e integral, na determinação da posição da superfície de deslizamento dos maciços de solo para o calculo de muros de arrimo e empregou as leis de coesão e atrito aplicáveis a corpos sólidos, o que deu origem à equação de Mohr-Coulomb.

Em 1846 Alexandre Collin apresentou trabalhos sobre a superfície de deslizamento de taludes naturais coesivos e sobre a estabilidade de escavações e aterros. Entre 1910 e 1927 Fellenius realizou estudos sobre estabilidade de taludes de argila saturado.

O período contemporâneo começa com Karl Terzaghi, tido como o pai da mecânica dos solos, que promoveu a primeira conferencia da “International Society of Solil Mechanics asn Foundation Engineering” (ISSMFE).

A importância das obras de contenção

Diversas são as situações onde o engenheiro civil necessita conter um maciço de solo, podendo ser a escavação de um terreno natural para a construção de um subsolo de edifício, recuperação de um talude natural, etc. Como podemos ver, o objetivo principal de uma obra de contenção de terra é resistir às pressões laterais transmitidas pelos maciços de solo.

As obras de contenção se dividir em dois grupos:

  • Estruturas de gravidade: Combatem pressões laterais transmitidas pelos maciço de solo, tendo como exemplos os muros de arrimo, estruturas de solo-reforçado, estc. As limitações do emprego destas estruturas esta nas grande dimensões que estas podem apresentar.
  • Cortinas: Estruturas mais delgadas, flexíveis e empregadas em situações em que o espaço para a execução das estruturas de gravidade sejam insuficientes, ou sejam inviáveis, tanto técnica quanto economicamente. São Exemplos as cortinas de balanço, e as cortinas atirantadas.

Neste trabalho apresentaremos uma obra de contenção utilizando cortina atirantada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com