Monografia
Por: Luiz Filipe • 7/6/2015 • Monografia • 274 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
UNESP ARARAQUARA[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE QUÍMICA
ANÁLISE DE FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ÓXIDO DE ETILENO
Aluno: Luiz Filipe Ferreira de Jesus
Professor: Ossamu Hojo
Disciplina: Introdução à Engenharia Química
Araraquara
Junho de 2015
Fluxograma e entendimento
[pic 3]
O processo se inicia com o oxigênio puro que vai para a Etapa de Reação. Nela, o óxido de etileno é produzido pela oxidação catalítica do etileno com prata suportada em alumina. Esse oxigênio e o etileno provêm de uma estação de mistura (EM-01) que contém esses dois reagentes. Estes, por sua vez, alimentam o reator (R-01) que é refrigerado externamente e realiza o processo, enviando seus efluentes ao TC-01. Todavia, esses dois reagentes passam por dois trocadores de integração energética (TC-01 e TC-02), onde um faz o aquecimento da corrente alimentadora do reator, gerando subprodutos como O2, CO2 e reagentes que não reagiram e contém a corrente efluente do reator; o outro faz a refrigeração com fluído específico (Coolant) gerado no reator.
Na Etapa de Absorção, os subprodutos gerados pelo TC-01 anteriormente vão para uma torre de absorção contendo água (C-01) que absorve o óxido de etileno não reagido. Os outros subprodutos (etileno, agua, e CO2) ao passarem pela torre, são reciclados, levando-os até à estação de mistura (EM-01) que reinicia e continua a Etapa de reação; o CO2 é liberado. As substâncias absorvidas na torre seguem para a Etapa de Purificação.
Nesta última etapa, existem duas colunas de destilação (C-02 e C-03). A primeira é utilizada para separar óxido de etileno mais os gases da água que é liberada presentes no processo. Os gases com óxido seguem para a segunda coluna, de onde se obtém o produto e eliminam-se as impurezas.
...