NORMAS PARA AUDITÓRIO: PRAÇA DO RELÓGIO
Por: dddalmeida • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 535 Visualizações
[pic 1]
Campus Brasília
Arquitetura e Urbanismo
Daiane Almeida dos S. de Queiroz
Luara de Lima Porto
Thamires Soares Almeida
Taguatinga – DF: Memorial Justificativo
Brasília-DF
Março de 2014.
[pic 2]
Campus Brasília
Arquitetura e Urbanismo
Daiane Almeida dos S. de Queiroz
Luara de Lima Porto
Thamires Soares Almeida
Taguatinga – DF: Memorial Justificativo
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina Projeto Arquitetônico (Intervenção Urbana) da turma AU7B30, turno matutino do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Brasília-DF
Março de 2014.
- CARACTERIZAÇÃO
O local em estudo localiza-se no centro de Taguatinga-DF, é a praça do relógio. A praça é bastante conhecida, nela se encontra a administração regional de Taguatinga e a estação metrô praça do relógio. Além do relógio, que deu o nome a praça que foi doado pela Citizen Wath Co, em 22 de dezembro de 1970.
A praça é um local bastante movimentado, onde existe muita comunicação visual, por se localizar no centro de Taguatinga, onde o comércio é alto.
O foco da nossa intervenção foi criar um centro cultural, onde a praça ganharia vida, se tornaria um local de convívio mais eficiente e com atividades. Deixando de ser um local mal iluminado e que proporciona insegurança durante a noite.
- IMPLANTAÇÃO
Nossa implantação foi projetada visando os aspectos de iluminação, ventilação, ruídos, fluxo de pessoas e de carros, mobiliários, equipamentos e comunicação visual sendo um dos mais importantes, já que a praça do relógio se encontra no centro de Taguatinga, em um local bastante movimentado e focado na publicidade.
Vegetação:
Espalhamos vegetação por toda a praça, árvores de pequeno e grande porte, além de canteiros, também colocamos vários espelhos d’água em pontos estratégicos garantindo um microclima agradável e melhor conforto para seus usuários.
A vegetação foi pensando especialmente como barreira sonora, impedindo que os ruídos que vem dos carros cheguem a praça; deixando o local agradável e confortável aos olhos e ouvidos.
Metrô:
Mudamos o local do metro e demos uma cara nova a praça, pensando na segurança e conforto tanto das pessoas em geral como também nas que possuem necessidades especiais.
Estacionamento:
Espalhamos várias vagas de estacionamento ao redor da praça, pensando no pessoal que pretende ir a administração regional; além disso, criamos um estacionamento no subsolo para as pessoas que pretendem usar o centro cultural.
...