O Alvar Aalto e Otto Wagner
Por: Larissa Stroppa • 13/9/2019 • Artigo • 5.707 Palavras (23 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
ARQUITETURA E URBANISMO
Larissa Stroppa
Natália Novaes
OTTO WAGNER E ALVAR AALTO: DE VIENA À HELSINQUE
JUIZ DE FORA
2018
Otto Wagner e Alvar Aalto: De Viena à Helsinque
Larissa Stroppa*
Natália Novaes**
RESUMO.
O presente artigo tem como objetivo resgatar as contribuições de Alvar Aalto e Otto
Wagner para o modernismo. Desta maneira, em primeiro momento foram realizados
estudos sobre a vida e carreiras desses arquitetos, suas influências e contribuições,
abordando seus trabalhos e ideias empregados. A partir disso, o trabalho se
desenvolve traçando uma linear análise entre três projetos, de cada arquiteto, de
mesma tipologia, categorizados em: igreja, residência e urbanismo. Dentre os
projetos citados no artigo estão a Igreja Steinhof e a Igreja de Riola, a Villa Wagner I
e II e a Casa Experimental de Muuratsalo, e por último os projetos e ideais
urbanísticos de Viena e Helsinque, dando enfoque a Karlsplatz e ao Finlandia Hall.
Entre os quesitos analisados estão: a funcionalidade empregada, os materiais e as
técnicas utilizadas. Desta maneira, conclui-se que mesmo situados em contextos e
épocas diferentes, ambos prezavam pelo funcionalismo e pela totalidade de suas
obras, que eram projetadas do macro ao micro. O legado que seus ideais
estabeleceram para a arquitetura de Viena e Helsinque. Otto Wagner, em
desenvolver uma ruptura da arquitetura historicista migrando para um design mais
moderno, defendendo uma linguagem que toma partido a tecnologia dos materiais
empregados e Alvar Aalto, incluindo em sua arquitetura um pensamento mais
humanista e naturalista, utilizando materiais naturais e formas mais orgânicas sem
deixar de perder sua essência moderna.
Palavras-chave: Otto Wagner. Alvar Aalto. Arquitetura Moderna. Igreja Steinhof.
Igreja de Riola. Villa Wagner. Casa Experimental de Muuratsalo. Urbanismo. Viena.
Karlsplatz. Helsinque. Finlandia Hall.
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*Estudante de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Juiz de Fora.
E-mail: larissastroppa@gmail.com
**Estudante de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Juiz de Fora.
E-mail: natalianovaes99@gmail.com
1 OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E METODOLOGIA.
O texto objetiva resgatar e comparar as contribuições dos arquitetos Alvar
Aalto e Otto Wagner para a arquitetura moderna, da qual foram grandes
contribuintes deixando um legado tanto para a arquitetura de suas cidades, Viena e
Helsinque, quanto para a arquitetura mundial. Ademais, torna-se foco de análise
seus principais ideais e características concretizadas em suas obras.
O artigo, em primeiro momento, parte de estudos realizados sobre a vida e
obra de Aalto e Wagner, dando destaque a seus pensamentos, influências e
contribuições. Dessa maneira, faz se então considerações sobre suas vertentes e
métodos de projetos e sua importância para suas respectivas cidades, Helsinque e
Viena.
As obras, escolhidas para serem analisadas são consideradas grandes
marcos em suas carreiras. Para representar Otto Wagner foram analisadas a Igreja
Steinhof, finalizada em 1907, a Villa Wagner I, de 1886 e Villa Wagner II, de 1912 e
por fim seu projeto urbanístico para Viena, de 1983, juntamente com a Karlsplatz
construída um ano depois, em 1984. Para Alvar Aalto, foram escolhidos a Igreja de
Riola, construída em 1980, a Casa Experimental de Muuratsalo, finalizada em 1953
e seus ideais urbanísticos para Helsinque, com o Finlandia Hall, de 1971. Para
objeto de pesquisa foram analisados: a funcionalidade empregada na obra, os
materiais e as técnicas utilizadas.
Desta maneira, de modo breve, poderá-se-a chegar a uma conclusão sobre
os diferentes métodos utilizados pelos arquitetos e os diferentes ideais postos em
prática que, ainda assim, foram ambos de enorme importância para a época e para o
legado da arquitetura.
2 VIDAS
2.1 Personagens
2.1.1 Otto Wagner
Otto Koloman Wagner foi um arquiteto, urbanista e professor universitário austríaco,
conhecido por seu impacto duradouro deixado em sua cidade natal, Viena, defendeu
uma ruptura com a arquitetura historicista e tornou-se um dos fundadores da
arquitetura européia moderna.
Nos últimos anos de sua carreira, trabalhou em busca da funcionalidade
técnica e construtiva com altos critérios estéticos, em conceber espaços funcionais,
simples e lineares, como é possível
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