A IMPRENSA MUSICAL NO BRASIL E A REVISTA ROLLING STONE JORGE WAGNER
Ensaios: A IMPRENSA MUSICAL NO BRASIL E A REVISTA ROLLING STONE JORGE WAGNER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ione13 • 25/4/2013 • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 758 Visualizações
A IMPRENSA MUSICAL NO BRASIL
E A REVISTA ROLLING STONE
JORGE WAGNER MELLO DE ANDRADE
Monografia apresentada como exigência parcial
para a obtenção do grau de bacharel em jornalismo,
no curso de Comunicação Social da Universidade
Estácio de Sá
Orientadora: Prof. Andréa Estevão.
Rio de Janeiro, Julho de 2007
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UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
JORNALISMO
A IMPRENSA MUSICAL NO BRASIL E A REVISTA ROLLING STONE.
JORGE WAGNER MELLO DE ANDRADE
Monografia de conclusão de curso apresentada
na Escola de Comunicação da Universidade
Estácio de Sá como requisito parcial para
obtenção de grau de bacharel em Comunicação
Social, habilitação em Jornalismo.
Orientadora: Prof. Andréa Estevão
Rio de Janeiro
2007
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A IMPRENSA MUSICAL NO BRASIL
E A REVISTA ROLLING STONE
por
Jorge Wagner Mello de Andrade
Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá, submetida à aprovação da Banca
Examinadora composta pelos seguintes membros:
___________________________________
Prof. Andréa Estevão - Orientadora
___________________________________
Prof. Marcos Francisco Pedrosa Sá Freire de Souza
___________________________________
Prof. Fernando Gerheim
RIO DE JANEIRO
2007
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Para você, que esteve perto quando
precisei. Para você, que me impediu de
enlouquecer.
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AGRADECIMENTOS:
A Deus, por me permitir vencer mais esta etapa.
À minha orientadora, Prof. Andréa Estevão, pela paciência e dedicação para com
esta pesquisa.
Aos professores dos quais tive o privilégio de ter sido aluno na Universidade
Estácio de Sá: Roberto Machado, Marco Aurélio Reis, Eliana Monteiro, André Balocco e
tantos outros.
Ao amigo Ricardo Schott, pelas dicas e sugestões.
À Luana Nogueira Tavares, por tudo.
Aos membros da Banca Examinadora, professor Marcos Pedrosa e professor
Fernando Gerheim.
À minha família.
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“Eu acho que a música não é uma das artes. A música é a maneira de você ver o mundo, de
você abordá-lo. É a única maneira que eu entendo, e isso diz respeito a toda uma fase de
descobertas minhas.”
Hélio Oiticica
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RESUMO
O presente trabalho nasceu da inocente pretensão de se traçar um panorama da
história da imprensa musical no Brasil ao longo dos anos. Percebendo, logo de início, que
tal tarefa estaria além de nosso alcance, dadas as limitações de espaço e de tempo,
decidimos por nos limitar ao âmbito das revistas, em especial à Rolling Stone Brasil, e na
relação que se estabelece entre cenário cultural e mercado editorial. Passando antes pela
fase em que as revistas de musica no Brasil praticamente limitavam-se a contar detalhes das
vidas pessoais dos artistas e em seguida pela história do movimento tropicalista, voltamos
nossa atenção para a Rolling Stone nacional, apontando o Tropicalismo e o impacto
causado pelo mesmo sobre a imprensa alternativa como fatores responsáveis pelo
surgimento da primeira versão dessa publicação, em 1972, e demonstrando, através da
análise das primeiras edições da atual versão da revista, como mudanças culturais resultam
em modificações no mercado editorial. Uma vez concluída esta pesquisa, e cumpridas todas
as obrigações formais, o trabalho será calmamente relido, revisto, modificado conforme o
necessário e acrescido de novas informações que, pelas mesmas razões expostas acima
(limitações de espaço e de tempo), tenham ficado de fora.
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SUMÁRIO:
1. Introdução................................................................................................................. 09
2. “Pré-História” da Imprensa Musical Nacional.......................................................... 11
2.1– Constituição da cultura jovem e o Tropicalismo.................................... 14
2.2 – Surgem as principais revistas.............................................................. 19
2.3 – O Tropicalismo e seus Desdobramentos..............................................
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