O Atividade de Revisão Sellador
Por: Lais Karolina • 22/11/2020 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
Atividade de Revisão
- Como podemos definir a TCC?
R. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. ... Tais técnicas perseguem objetivos concretos e operacionalizados (ou seja, claramente definidos e observáveis) nos diferentes níveis do comportamento e da experiência pessoal.
- Explique a tríade cognitiva.
R. De acordo com Aaron Beck, a tríade cognitiva é composta por três padrões cognitivos na forma como o indivíduo vê a si mesmo, o mundo e o futuro. ... Segundo Beck, esses pensamentos automáticos negativos podem provocar emoções como tristeza, medo e desespero.
- Qual o objetivo da abordagem TCC? E como podemos descrever o papel do terapeuta?
R. A TCC tem como objetivo principal o restabelecimento do controle da atenção, a ressignificação do pensamento por meio da reestruturação cognitiva do paciente, a partir do uso de estratégias terapêuticas adaptadas a cada subjetividade e sintoma.
É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.
- O que seria o Modelo Cognitivo?
R. Em resumo, podemos compreender que há um modelo teórico que auxilia na prática e que compreende uma hierarquia de funções cognitivas que começa nas crenças centrais, passa pelas crenças intermediárias (ou regras, atitudes, suposições) e pelos pensamentos automáticos até as emoções e sensações corporais.
- O que seriam pensamentos automáticos e como identificá-los?
R. Os pensamentos automáticos são aqueles que surgem em nossas mentes sem que haja um processo de análise ou verificação, apenas estão lá reforçando alguma crença que nós temos. Esses pensamentos, que também são chamados de erros cognitivos, podem ser positivos ou negativos.
- Explique a definição de crenças centrais e intermediárias e seus tipos.
R. As crenças centrais são ideias mais centrais da pessoa a respeito do self, de outras pessoas e seus mundos. São usualmente globais, supergeneralizadas e absolutistas. ... As crenças intermediárias consistem em atitudes, regras e suposições que influenciam na visão de uma situação e a maneira como a pessoa se comporta.
- Qual a importância do RPD?
R. O Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD) permite identificar emoções, cognições e comportamentos. ... O RPD permite que os alunos identifiquem as situações que estão distorcendo, para, então, pensar de forma mais coerente com a realidade e, consequentemente, diminuir as alterações de humor.
O RPD (Registro dos Pensamentos Disfuncionais) é uma técnica da terapia cognitivo-comportamental que tem o objetivo de fazer com que o cliente saiba identificar e analisar, de forma consciente, os seus pensamentos, emoções e comportamentos conflituosos, levando o indivíduo a pensar em respostas adaptativas.
- O que seria a conceituação cognitiva e seu principal objetivo?
R. A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção.
...