O Clima: Temperado continental
Por: Marcia Fernanda Pantano • 30/11/2017 • Monografia • 3.162 Palavras (13 Páginas) • 334 Visualizações
Ljubljana, capital da Eslovênia, e as intervenções nas margens do Rio Ljubljanica.
- RESUMO
O presente trabalho objetivo apresentar a forma pela qual as intervenções no Rio Ljubljanica, principalmente as ligadas ao setor da construção civil, foram impactando o meio ambiente de forma a comprometer não somente a o curso do rio, mas como suas intervenções ocasionaram a mudança de padrões da sociedade.
- INTRODUÇÃO
Descrever a história das intervenções nas margens do Rio Ljubljanica, que marca grande ações artificiais feitas ao longo do tempo.
O objetivo dessas intervenções é promover a revitalização do centro histórico, devolver seu poder de atração e melhorar a vida social e urbana ao ar livre na região e, com isso, potencializar atividades econômicas diversas, propondo torná-lo mais agradável e convidativo aos pedestres, diversas medidas foram tomadas para reduzir o tráfego de veículos nessas zonas. A ideia é dar continuidade à visão lançada por Joze Ple^nik mais de 80 anos atrás, com ações realistas e viáveis dos pontos de vista de orçamento e implantação.
- OBJETIVOS
Com o aumento a acessibilidade em toda a região, tanto no sentido transversal quanto no longitudinal ao rio, e ao criar condições agradáveis e seguras para pedestres e ciclistas, os projetos melhoraram a qualidade da vida urbana no centro da cidade e possibilitaram seu reaquecimento econômico.
- METODOLOGIA
A metodologia adotada para a execução do presente trabalho foi a de pesquisa bibliográfica ligadas a área que recebeu as intervenções.
- DESENVOLVIMENTO
6. Eslovênia
6.1 História do país.
É uma cidade habitada desde muito antes do imaginável, incluindo a pré-história, foi considerada cidade em 1220 e comandada pela Áustria em1335 até 1918. Foi diversas vezes destruída por terremotos, e reconstruída nos estilos renascentista e, depois, neoclassicista. Após a segunda guerra mundial, tornou-se capital da república socialista Iugoslava até 1991, quando se tornou independente. Sua arquitetura é algo que chama atenção, além de manter dois monumentos mais emblemáticos, o castelo e a catedral, e os espaços turísticos são atrativos para o público estrangeiro, pois traz alguns aspectos da arte Barroca e também da arte atual, é um contexto híbrido característico de uma cidade que se renova e se restaura.
Foi uma cidade prejudicada por inundações, e crises causadas pelas mesmas, onde provocou o deslocamento dos habitantes para os subúrbios, sendo essa a maior das crises econômicas dos últimos tempos.
6.2 Geografia
Localização: Centro-sul da Europa.
Capital: Ljubljana
Hora local: +4h.
Área: 20.251 km2.
Clima: temperado continental.
Área de floresta: 11 mil km2 (1995).
A Eslovênia está situada no cruzamento da Europa Central, no Mediterrâneo e nos Balcãs. Os Alpes dominam norte da Eslovênia ao longo de sua longa fronteira para a Áustria e cobrem 42% de seu território. O Litoral Adriático da Eslovênia se estende 46 km da Itália para a Croácia. A porta principal é Koper.
[pic 1]
(http://funag.gov.br/loja/download/908-Livro_na_Rua_-_Eslovenia.pdf)
Karst planalto sul da Eslovênia é uma região de calcário de rios subterrâneos, desfiladeiros e cavernas. Na planície da Panónia, a leste e norte, em direção às fronteiras da Croácia e Hungria, a paisagem é essencialmente plana, 64% do país é coberta por florestas. A maioria da Eslovênia tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.
Eslovênia é um país alpino, com picos nevados dos Alpes eslovenos, as Montanhas Karavanke se elevam no Norte, e os Alpes Julianos do Nordeste, o pico mais alto é o Monte Triglav, o que significa “Três Cabeças” – uma olhando para o passado, uma olhando para o presente, e a terceira olhando para o futuro, segundo a lenda popular. A Eslovênia contém pequenos e belos lagos e riachos.
O Lago Bled, em 1.500 pés (457 m) acima do nível do mar, tem sido um local favorito por anos. O castelo de Bled, em suas margens, data dos tempos de Carlos Magno. No meio do lago está uma pequena ilha romântica, que se diz ter sido a casa de Ziva, a deusa Eslava do amor e da vida.
A notável Caverna Postojna de 12 milhas (19-km) de comprimento fora de Ljubljana foi esculpida em pedra calcária de um rio subterrâneo. A caverna é conhecida pelas formas fantásticas de suas estalactites. A Eslovênia reivindica um pequeno pedaço da costa do Adriático, entre a cidade Italiana de Trieste e a Península de Istria. Ele estende-se por apenas 29 milhas (47 km) ao sul da antiga cidade de Koper.
6.3 Gabarito de altura para prédios
O tecido urbano tradicional europeu tem o gabarito de 21 metros de altura máxima para edifícios, que permitirá cerca de 6 pavimentos, pois dependerá tal número da altura do pé direito utilizado em cada andar, isto é, da altura do chão ao teto, à qual deve acrescentar a altura dos pisos entre os andares.
6.4 População
População Eslovênia é a zona mais homogênea da antiga Iugoslávia, pois perto de 90% de seus dois milhões de habitantes são eslovenos, 3% croatas, 2% sérvios e o resto, minorias húngara, italiana e mulçumana. A religião dos eslovenos é a católica.
As cidades mais importantes são Ljubljana (280.000 habitantes), Maribor (108.000), Celje (42.000) e Kranj (37.000).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no último ano chegou a 0,904.
IDH: 29° posição (2003)
A religião predominante da Eslovênia é a católica abrangendo por volta de 82% da população, enquanto os outros 18% é composto por diversas ideologias religiosas.
A principal cidade da Eslovênia é também a sua capital Ljubljana
além das cidades do norte correspondentes a região alpina do país e as cidades costeiras do sul.
...