O Construtivismo Russo na Arquitetura
Por: Isadora Hatem • 3/8/2015 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 467 Visualizações
[pic 1]
Isadora Hatem ra 2148559/9, Marcelle Gomes, Juliana Alvim
Construtivismo Russo
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II como requisito parcial à aprovação, no primeiro semestre de 2015 do Curso de Arquitetura e Urbanismo, FAET, UNICEUB.
[pic 2]
Construtivismo Russo
Politicamente no período entre 1921 e 1924 o socialismo estava nascendo na Rússia e ela passava pela transição de uma economia rural por um organismo industrial moderno, pois sua indústria era algo atrasado.
Houve também uma mudança na moradia dos trabalhadores com a finalidade de melhor distribuição de tais que moravam em barracos e sótãos e diminuir a diferença entre periferia e centro, também intensificando uma homogeneidade social.
A mudança gerou a partir de um plano de eletricidade que estimulou atividades construtivistas que visavam resolver problemas de infraestrutura, mudando a forma de planejar e construir afetando toda a arquitetura daí para frente.
Com as mudanças nas moradias dos trabalhadores, da maneira de pensar uma cidade e na arquitetura, além de novas plantas industriais e de edifícios públicos houve também a criação das Comunas.
As Comunas eram conjuntos habitacionais para trabalhadores que desenvolviam uma vida em grupo com áreas comuns para os moradores, porem com o tempo houve modificações dividindo-as em pisos, como células independentes. Nesse período alguns arquitetos criaram vários tipos diferentes de Comunas, mas todas continham uma serie de dormitórios e uma zona de serviço.
A partir daí os projetos apresentavam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em desenvolvimento, estabelecendo uma nova ordem social com uma nova expressão artística e prevalecendo o modo de vida coletivo, e a parte artística visava em mostrar as mudanças sociais através de metáforas e símbolos, influenciando também nas arquiteturas dos anos seguintes.
No construtivismo observa-se alguns grupos, como ASNOVA, Vkhutemas, OSA. O grupo ASNOVA (Associação de Novos Arquitetos) foi um grupo que surgiu em 19231 e procurava, uma nova forma de construção dentro da estética científica que expressassem condições do novo Estado socialista. Os Vkhutemas (Atelieres Superiores de Arte e Técnica), fundado em 19201, fazia exercícios usando as formas puras, estudo sobre o crescimento e a diminuição da forma dinâmica. A OSA (União de Arquitetos Contemporâneos) foi criado em 19251 com o socialismo em crise, após a morte de Lênin. Inicialmente foi formado por arquitetos e depois começou a admitir outros campos, como sociologia e engenharia2. A idéia era fazer um novo profissional: primeiro o sociólogo, segundo o político e depois o técnico2. Lançaram a revista “Arquitetura Contemporânea” dedicada à incorporação de métodos científicos e à prática arquitetônica. Foi atacado pelo grupo Pro-Stálin conhecido como VOPRA que condenou os projetos pelo seu vão idealismo.2
A vaguarda construtivista teve vários protagonistas. Zodchij1 foi um arquiteto que difundiu novos tipos de edifícios e habitações construídas principalmente durante a fase de industrialização e urbanização pós-domínio feudal. Iakov Chernijov era
[pic 3]
desenhista e arquiteto e suas construções tinham formas arquitetônicas e maquinistas. Através de seus dotes gráficos, aproveitou para difundir a arquitetura que não deveria se realizar. Moiséi Iakovlevich1 arquiteto e engenheiro, estudou na Itália. Publicou Ritmo em arquitetura, Estilo e época. Defendia a necessidade de conceber uma nova arquitetura para o novo estado socialista. Fundou o grupo OSA, criou a revista-manifesto SA, e porpunha edifícios e tipologias arquitetônicas como: a casa-comuna, clubes para os trabalhadores e o palácio para os soviéts. Ivan Leonidov desenhista, pintor e arquiteto, uniu-se ao grupo OSA. El Lissitzky1 entrou em contato com Malevich e o grupo suprematista UNOVIS. Konstantin Melnikov1 teve mais projetos executados do que os outros construtivistas. Construiu o pavilhão soviético na Exposição Internacional de Artes Decorativas em Paris, mostrou uma visão de futuro no desenvolvimento da arquitetura da época. Pureza volumétrica e diagonal agressiva. Alexandr Rodchenko1 influência decisiva no construtivismo. Um dos fundadores da fotomontagem. Imagens arquitetônicas caracterizada por recorrer sempre a diagonal. Vladímir Tatlin1 estudou pintura, escultura e arquitetura. Viaja à Europa em 1913, conhecendo Picasso que foi um grande símbolo da arquitetura revolucionaria construtivista. Alexandr Vesnin1 pintor cubista e abstrato, desenhador teatral de cenários e figurines que participou do grupo OSA.
...