CONSTRUTIVISMO RUSSO NA PRODUÇÃO GRÁFICA DE VANGUARDA
Por: elycarlos • 2/9/2015 • Artigo • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 527 Visualizações
CONSTRUTIVISMO RUSSO NA PRODUÇÃO GRÁFICA DE VANGUARDA: Aplicada a elementos da iconografia maranhense
Elycarlos Regis Sousa Lopes[1]
RESUMO
Este artigo apresenta a influência das obras dos construtivistas russos no desenvolvimento do design gráfico. O artista escolhido como objeto de pesquisa foi Alexander Rodchenko[2], por ser considerado um dos fundadores do movimento construtivista e responsável pela inovação dos projetos gráficos de vanguarda, criando produtos gráficos modernos e conceitos reproduzidos até os dias atuais. Como resultado, se propõe a produção de uma série limitada de pôsteres apresentando uma releitura da obra de Alexander Rodchenko aplicada a elementos da iconografia maranhense.
Palavras-chave: Construtivismo. Alexander Rodchenko. Design. Vanguarda russa.
1 INTRODUÇÃO
O construtivismo foi um movimento artístico de vanguarda que atribuiu à pintura e à escultura a ideia de construção e não apenas de representação, estabelecendo, assim, forte proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. Os pensamentos construtivistas não se caracterizam como fatos isolados, mas como uma ramificação de outros movimentos de caráter construtivo na arte surgida nas primeiras décadas do Séc. XX, entre eles o expressionismo, o neo-plasticismo e o suprematismo, e ainda, os movimentos que os antecederam como cubismo, dadaísmo e futurismo.
A obra de Alexander Rodchenko (1891 - 1956) exemplifica o pensamento construtivista russo: das pinturas abstratas e geométricas, o artista passa às construções tridimensionais e encontra na fotografia um meio privilegiado de expressão e registro da nova Rússia. Sua perspectiva fotográfica original influencia o cinema e o design de produtos gráficos, e inspira, até hoje, o layout de produtos gráficos, tornando este artista uma das maiores referências para a criação do Design moderno.
Este artigo busca evidenciar a influência do Construtivismo Russo no design gráfico e elaborar uma série limitada pôsteres da iconografia maranhense com aplicações das técnicas características deste estilo.
2 O CONSTRUTIVISMO RUSSO
Diante da revolução de 1917, a ideologia revolucionária e libertária comum às vanguardas em geral, adquire feições concretas na Rússia. A nova sociedade projetada no contexto revolucionário mobiliza os artistas em torno de uma arte nova, funcional e informativa, que se coloca a serviço da revolução e de produções concretas para a vida do povo.
O construtivismo é um movimento de vanguarda surgido na Rússia entre as décadas de 1910 e 1920 que propagou a percepção da forma visual através das construções geométricas reveladoras de um espírito racionalista. Alexander Rodchenko (1891 - 1956) foi, também, um dos expoentes da arte construtivista russa, em seus trabalhos iniciais foi fortemente influenciado pelas pinturas abstratas e geométricas de Kasimir Malévitch, depois se dedica às construções tridimensionais por influência de Tatlin e encontra posteriormente na fotografia um meio privilegiado de expressão e registro da nova Rússia pós-revolução. Suas experiências com fotomontagens utilizadas na produção de impressos deram ao mundo um vislumbre do que seria o design gráfico no futuro, onde a arte não era utilizada apenas como decoração, mas, sobretudo para a promoção da organização visual dos elementos gráficos.
2.1 Influência Construtivista no Design
O design moderno do século XX originou-se de movimentos artísticos que resultaram no seu desenvolvimento e nas modificações sofridas em seu curso. O design sempre estará associado à Bauhaus[3], esta escola foi um centro de estudos que reuniu grandes nomes da arte moderna. Unindo concepções artísticas e ideias e inovações selecionadas das duas primeiras décadas do século, tinha como objetivo formar arquitetos, pintores e escultores em um ambiente de oficina. Bauhaus é reconhecida como responsável pela introdução do design de interiores na arquitetura e fundadora do design industrial.
O desenvolvimento da fotografia e o surgimento de novas forças políticas e sociais na Rússia contribuíram para que a comunicação visual expressasse sua produção intelectual e o conceito revolucionário, o design gráfico russo se caracteriza pela utilização constante de geometria, cores primárias, fotomontagem e tipografia sem serifa[4], a quebra de ângulos retos permitiu que a disposição das letras experimentasse angulações e gradações de tamanho de uma mesma palavra, sugerindo movimento criando uma estética de forte apelo visual.
O construtivismo influenciou para a organização do design, criando uma proposta de forte impacto social para a comunicação visual.
3 PROCESSO CRIATIVO
Apresentam-se as etapas de elaboração da série de pôsteres: pesquisa, seleção, produção, referências e conceitos atribuídos aos projetos gráficos.
3.1 Etapas de seleção e produção dos pôsteres
O trabalho de produção de pôsteres inspirados nas obras de Alexander Rodchenko utilizando como tema ícones da cultura do Estado do Maranhão, obedeceu às seguintes etapas: Pesquisa e seleção das obras, Seleção e produção dos ícones e produções dos pôsteres.
- Pesquisa e seleção das obras:
- Pesquisa das obras – fotomontagens produzidas entre as décadas de 1920 a 1930;
- Seleção das obras que apresentam associações entre imagem e elementos tipográficos e figuras geométricas
- Seleção e produção dos ícones:
- Seleção dos ícones - atividades, saberes, gestualidades e manifestações folclóricas que caracterizam o Estado do Maranhão;
- Preparação de ilustrações e fotografias dos ícones selecionados.
- Produção dos pôsteres:
- Desenho das peças gráficas;
- Seleção da gama de cores aplicáveis aos pôsteres;
- Seleção das tipologias e textos;
- Preparação das matrizes e impressão.
3.2 Iconografia do Maranhão
Uma imagem para ser considerada como ícone, necessita estar referenciado nos aspectos comuns, presente na memória afetiva das pessoas e somente faz sentido se remeter o observador ao contexto original, espaço-temporal, que lhe corresponda. Um ícone existe por sua capacidade de conteúdo, de representação, pela força de seu significado e por sua aceitação como parte integrante e indissociável da cultura de uma determinada região.
Entre o repertório de símbolos, signos, cores e representações que são identificados e aceitos como ícones da cultura maranhense, foram selecionados para execução deste trabalho o tambor de crioula, os pescadores da Raposa, as quebradeiras de coco babaçu e as caixeiras do Divino.
...