O Donato Bramante
Por: Bianca Ribeiro Pereira • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Explicar no projeto de Bramante para a igreja de ‘’Santa Maria Presso San Satiro’’, a proposição da planta central (coro finto).
Donato Bramante
Donato Bramante foi um importante arquiteto do renascimento italiano. Filhos de fazendeiro, nasceu em 1444 e desde muito jovem mostrou interesse pelas ciências exatas, especialmente a matemática, passando grande parte do seu tempo lendo e fazendo contas com seu ábacus.
Pouco sabe – se de sua vida antes de ele ingressar de vez no campo de arquitetura, em 1477, quando ele passa a trabalhar em Bergamo. Logo depois se instala em Milão e, juntamente com Leonardo da Vinci, trabalha para Lodovico Sforza.
Aprende a técnica da perspectiva com Fra Carnevale.
[pic 1]
Santa Maria Presso San Satiro
Em 1472, o Duque Galeazzo Maria Sforza de Milão encomendou uma igreja para sua cidade à Bramante.
A igreja localiza – se em um estreito espaço, fato que dificultou o desenho de Bramante.
Em sua fachada principal é possível notar a forte influência clássica. Podemos notar a presença de 8 pilastras na parte inferior da fachada e outras 8 na superior. As 16 pilastras tem uma aparência muito similar as colunas gregas. Nessas em especial, temos capitéis em seus extremos superior.
Outro elemento que aparece bem marcante nessa fachada são os arcos de volta perfeita, nas portas e nas janelas. Os arcos de volta perfeita foram muito usados em Roma, no período clássico, como podemos notar no Coliseu, por exemplo.
Temos também o entablamento e o frontão, ambos da arquitetura clássica grega, comumente usados nos templos.
Frontão é um elemento arquitetônico proveniente dos templos gregos. Tem formato triangular e servia para ‘’esconder’’ o espaço criado pelo encontro de duas águas da cobertura com as paredes.
O entablamento, também proveniente dos gregos, é o conjunto de arquitrave, friso e cornija.
A obra mostra também, a preocupação com a simetria. O uso das formas geométricas consideradas perfeitas (quadrado, triângulo e círculo) constrói uma harmonia no prédio, harmonia essa, recuperada da antiguidade clássica.
Quando solicitado para projetar a igreja, relatos contam que Bramante planejara, inicialmente, uma planta em cruz latina, o que foi impedido de sair do papel por causa da rua movimentada e do pouco espaço disponível.
Bramante então usa a técnica da perspectiva para alcançar seus objetivos. Ele resolve o problema com uma ilusão de ótica, causada justamente pela perspectiva, transformando o pequeno espaço do presbitério, com cerca de 97 centímetros, em uma abside de muitos metros de profundidade.
A sensação de intensifica por conta da pouca iluminação presente no local
A ilusão desaparece quando o observador sai do eixo central da igreja, mas ainda assim, Bramante foi genial ao encontrar essa solução para o pouco espaço disponível.
Nomeia – se então como ‘’coro finto’’, por ser pintado e não verdadeiro. Foi um novo uso dado a perspectiva que evidenciou a genialidade de Bramante.
[pic 2]
[pic 3] [pic 4]
[pic 5]
[pic 6] [pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Fontes de pesquisa:
https://www.britannica.com/biography/Donato-Bramante
https://www.ebad.info/bramante-donato
https://www.atlasobscura.com/places/santa-maria-presso-san-satiro
https://milanoarte.net/en/portfolio/santa-maria-presso-san-satiro/
http://www.italianways.com/santa-maria-presso-san-satiro-and-bramantes-perspective/
...