O ESPAÇO, PROTAGONISTA DA ARQUITETURA
Por: brunomaiaa • 5/3/2018 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
RESUMO:
LIVRO SABER VER ARQUITETURA
CAPÍTULO 2: O ESPAÇO, PROTAGOSNISTA DA ARQUITETURA
A arquitetura apresenta um caráter essencial que é agir com um vocabulário tridimensional que inclui o homem, é como uma grande escultura escavada, cujo o interior penetra e caminha. Já o espaço interior é o protagonista do fato arquitetônico e os arquitetos são os senhores do espaço, pelo fato de ver e dar concepção aos edifícios.
A história da edificação na maioria das vezes nos coloca diante de edifícios nos quais existe uma grande diferença entre continente e conteúdo. Por exemplo os edifícios pré-renascentistas, que são tortos e achatados. A descoberta da perspectiva, tornou capaz concluir-se três dimensões, podendo ser desenhada e representada por qualquer pessoa.
Com o passar dos anos, a reprodução da fotografia tornou-se comum, facilitando a divulgação da perspectiva da arquitetura, porém, o lugar dos desenhistas foi prejudicado pela substituição pelos fotógrafos. Dessa forma, a mente humana descobriu uma quarta dimensão, a partir do deslocamento do ângulo visual, empregado pelos cubistas e definido na arquitetura aquela da o espaço a sua realidade.
Uma arquitetura, nos dias atuais, pode ser tratada como bela, que é aquela que o espaço interior atrai e como feia, quando o espaço interior abomina e afasta. Portanto, tudo que não apresenta espaço interior, não é considerado arquitetura.
Por isso, existem pensamentos de que o espaço urbano não tem valor e que a interpretação espacial de um edifício, é o bastante para ser um instrumento critico para julgar uma obra arquitetônica.
O fato do espaço, vazio ser o protagonista da arquitetura é no fundo, porque a arquitetura não é apenas arte nem so imagem da vida histórica ou de vida vivida pelos outros, é sobretudo a cena vivida por todos.
...