O LEGADO DE PITÁGORAS: DESAFIANDO PITÁGORAS
Por: ariza.lopes • 24/8/2018 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 1.209 Visualizações
Ariza Lopes
Acadêmica da Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
O LEGADO DE PITÁGORAS: DESAFIANDO PITÁGORAS
O terceiro episódio da série O Legado de Pitágoras, Desafiando Pitágoras, consiste em apresentar a visão de Pitágoras, suas teorias, no que se aplica, além de mostrar novas tecnologias, outras teorias e pensadores que descobriram e mudaram o modo que vemos o mundo e o universo. É um pequeno episódio de 45 minutos com uma narração, depoimentos e transição entre passado e presente. O documentário, começa apresentando a ideia de que o Teorema de Pitágoras era uma verdade imutável, mas pesquisadoras fizeram diversos experimentos e chegaram à conclusão que na realidade, não é assim.
A primeira experiência foi em um campo de baseball totalmente plano, onde fizeram um triângulo retângulo com equipamentos avançados, com o resultado da formula e da somatória de área automática do aparelho foram iguais. Em seguida, utilizou-se um GPS para fazer um triângulo enorme na Coreia do Sul, o resultado do teorema foi diferente do real. Como prova final, realizaram um triangulo bem maior, com pontos na África, Europa e na Ásia, assim o resultado entre as duas formas de conferencia foram totalmente diferentes. Como isso, conclui-se que o Teorema de Pitágoras não serve para linhas curvas, que tenham ângulos, pois assim elas ficam muito diferentes de uma linha reta, criando-se um arco.
Apresenta-se também, Erastóstenes, e suas medidas de ângulo formados pela sombra, para comprovar a circunferência da Terra ele andou de Alexandria a Siena, e assim descobriu por meio de cálculos que a Terra tem uma circunferência de 40 mil quilômetros. Cita Brunelleschi um dos primeiros homens a notar e desenhar em perspectiva.
No fim do episódio, passa pelo Diagrama de Euler, com a topologia, Carl Gauss que fez uma análise geodésica, para compreender a curvatura da Terra e assim definiu que a soma dos ângulos internos de um triângulo retângulo do Polo Norte até a linha do Equador é 270° e não 180°, porque a Terra é curva e por fim cita Einstein e sua teoria da relatividade que definiu esse importante conceito que utilizamos.
É de extrema importância o episódio, pois as informações obtidas nos fazem compreender melhor os conceitos que utilizamos atualmente, quem foram os autores, de qual ideia surgiram, e quais seus princípios. O vídeo consegue cativar a atenção do espectador pois é de fácil compreensão, de um modo muito prático e com exemplos do cotidiano.
...