O MEMORIAL DESCRITIVO
Por: cvvmm • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 969 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
OBRA – Creche Peças do Saber
ENDEREÇO – Rua Tijuca, São Francisco
ARQUITETOS – Carlos Victor Mapurunga, João Victor Campos e Natália Pinto.
1. GENERALIDADES:
Este memorial descritivo tem como finalidade a construção de uma creche escolar com área total de 1200m², sendo 564,54m² de área construída e 504m² de área externa.
A execução da obra está de acordo com os padrões e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), código de obras e plano diretor de São Luís/MA.
2. PROJETOS:
O projeto conterá: planta de situação e localização; planta baixa e layout; 2 cortes, 4 fachadas, cobertura e maquete eletrônica das fachada e muros.
A obra obedecerá aos projetos e seus respectivos detalhes aprovados pela Prefeitura Municipal de São Luís/MA, os quais serão executados com materiais de primeira qualidade e mão-de-obra especializada.
3. TERRENO:
O terreno possui baixa inclinação e pouca vegetação, o que facilita a realização da obra.
4. INSTALAÇÃO:
Em local adequado, será afixado um conjunto de placas indicativas dos projetistas e do responsável técnico da obra, obedecendo-se aos padrões estipulados pelo CREA. No canteiro de obras será executado um galpão destinado à guarda de ferramentas e materiais pertinentes à obra, e espaço destinado à utilização dos responsáveis técnicos.
5. MARCAÇÃO DA OBRA:
O prédio deverá ser locado sob a fiscalização do responsável técnico, de modo a corresponder exatamente às posições, formas e dimensões constantes no projeto.
6. FUNDAÇÕES:
A fundação será direta, com micro estacas executadas conforme projeto estrutural. Sobre as mesmas será executada viga de baldrame também especificada em projeto. Nessa etapa deverão ser previstas as passagens de todas as tubulações (elétricas, hidrossanitárias e telefônicas) previstas no projeto.
7. ESTRUTURAL:
Os elementos de concreto armado (lajes e vigas) serão executados rigorosamente, obedecendo-se ao disposto na NB 1.
As lajes serão pré-moldadas com malha e cobertura em concreto conforme especificações do projeto estrutural.
Deverão todas as etapas serem fiscalizadas pelos responsáveis técnicos para evitarem falhas que comprometam a estrutura da creche ou o aspecto estético das peças. Os materiais e procedimentos para a execução do concreto armado obedecerão ao que dispõe as normas e especificações da ABNT.
8. ALVENARIAS:
As alvenarias serão de tijolos de seis furos, assentados com argamassa de cimento, cal e areia no traço 1:2:9. Os tijolos devem ser de boa qualidade e resistência. Seu assentamento de fará por fiadas perfeitamente alinhadas e niveladas. A camada de argamassa para assentamento deverá ter dois centímetros tanto no sentido vertical quanto no sentido horizontal.
As vergas, quando não executadas em concreto armado, serão reforçadas com barras de arco 6,0 mm CA 60, incluídas na junta horizontal imediatamente superior ao vão. As barras de arco excederão ao vão em cinqüenta centímetros para cada lado da abertura da alvenaria.
9. COBERTURA:
A cobertura de laje impermeável de concreto com inclinação de 0,5%, contendo uma clarabóia de vidro, por onde irá iluminar o centro da creche. No contorno da laje, haverá pingadeiras de concreto.
10. CONTRAPISO:
O contrapiso será executado sobre o terreno já perfeitamente apiloado, nivelado e compactado, com espessura não inferior a 6 centímetros, regularizados com argamassa de cimento e areia no traço de 1:4 enriquecido com aditivo impermeabilizante (sika ou similar), nas condições e proporções fornecidas pelo fabricante de modo a se obter uma espessura final de contrapiso não inferior a 5 centímetros.
É obrigatória a separação do contrapiso da parede para evitar possíveis infiltrações decorrentes do contato do contrapiso com o aterro compactado.
11. PISOS:
Nos banheiros e na cozinha os revestimentos serão do tipo cerâmico classe A. Já nos outros cômodos será utilizado pisos porcelanato polido.
12. REVESTIMENTO INTERNO:
...