O MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO HABITACIONAL
Por: Giovani Ferasso • 9/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 899 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
PROJETO HABITACIONAL
1.OBJETO:
O presente memorial tem como finalidade discriminar, serviços técnicos construtivas que serão utilizadas na edificação residencial em alvenaria com área de 107,51m² mais pilotis com área de 116,35m², totalizando área de 223,86m² construídos.
Proprietário: Elizeu Zatti
2. MODIFICAÇÕES:
Nenhuma alteração do projeto e especificações poderá ser feita sem autorização do engenheiro responsável.
3. ESPECIFICAÇÕES LOCAIS:
A referida obra será construída em um terreno com área de 358,80 m² na Rua Brasília, bairro Itapagé, lote urbano n° 09, localizado no município de Frederico Westphalen/ RS.
4. SERVIÇOS PRELIMINARES:
4.1 TERRENO:
Receberá um tratamento de limpeza, de tal forma que não dificulte a marcação da obra.
4.2 TERRAPLENAGEM:
Será executada conforme o projeto de locação da obra.
5. FUNDAÇÕES:
5.1 SAPATAS:
Em função das características geológicas do solo e as características da obra, as fundações são do tipo sapatas isoladas.
5.2 PILARES:
Serão executados pilares no nível zero do terreno (pilotis), com suas dimensões conforme o projeto estrutural do mesmo.
6. ALVENARIA DE VEDAÇÃO:
Todas as alvenarias externas, serão executadas com tijolos 6 furos de boa qualidade, paredes externas com 15 cm de espessura, e paredes internas com 15 cm de espessura, com tijolo 6 furos assentados com argamassa mista de cimento, areia e cal. Deve-se também usar alvenarite na proporção indicada pelo fabricante. Traço 1:0,5:6.
A execução das paredes deve ser feita segundo a boa técnica, com tijolos molhados antes do assentamento, com juntas até 1,2cm.
7. CINTA DE AMARRAÇÃO SUPERIOR:
A cinta de amarração superior será executada de forma que o concreto fique aparente e será do tipo convencional de 15 Mpa.
Será executada em concreto armado, sobre o respaldo das paredes com a largura das paredes e altura de 15cm, usando 4 ferros 6,3mm (CA50) e estribos de 4,2mm (CA50) a cada 20cm.
As cintas terão sua face externa chapiscada e rebocada.
8. COBERTURA:
8.1 MADEIRAMENTO:
A estrutura do telhado será feita com guias de pinheiro de 2,5cm X 15cm, e caibros de 5cm X 5cm, de boa procedência, isento de defeitos que afetem a estrutura, o qual receberão um tratamento de cupinicida da marca Jimo Cupim. O dimensionamento e o espaçamento, será de acordo com o projeto arquitetônico, devendo, as tesouras estarem numa distância mínima de 60cm e máxima de 80cm. Os caibros devem estar a aproximadamente também entre a distância mínima de 60cm e máxima de 80cm.
As tesouras podem ser simples, ancoradas e fixadas nas cintas de amarração com
ferro recozido ou queimado.
Deverá ser feito contraventamento nas três direções.
8.2 TELHAS:
As telhas e cumeeiras serão do tipo de cerâmica com inclinação conforme o fabricante e tamanhos de acordo com projeto arquitetônico.
9. PAVIMENTAÇÕES:
Contrapiso deverá ser realizado regularização de piso de no máximo 1,5cm de espessura com traço de 1:4 com agregado grosso, para posteriormente ser assentado piso cerâmico com argamassa colante.
10. REVESTIMENTOS:
10.1 CHAPISCO:
As paredes externas e internas serão salpicadas com argamassa traço de cimento e areião 1:3.
10.2 REBOCO:
As paredes internas serão rebocadas com traço de 1:5 com uma mistura de agregados grosso e miúdo, com proporção de 60% de agregado grosso e 40% de agregado miúdo. As mesmas deverão ser desempenadas na mesma massa.
10.3 PISOS:
Todos os compartimentos internos da casa deverão receber piso cerâmico assentados com argamassa tipo colante.
10.4 REJUNTE:
Os revestimentos cerâmicos receberão rejuntamento após no mínimo 48 horas após assentamento do tipo flexível e industrializado.
OBS.: Os revestimentos cerâmicos serão do tipo comercial e com dimensões padronizadas. Os rejuntes serão escolhidos de acordo com a cerâmica escolhida.
11. ESQUADRIAS:
11.1 PORTAS EXTERNAS:
A porta externa será conforme definição em projeto das dimensões e escolhida pelo proprietário.
11.2 PORTAS INTERNAS:
As portas internas devem ser de madeira mista semi-oca de boa qualidade e completa com marcos e ferragens com guarnição nas duas faces.
OBS.: Os marcos das portas devem ter 15cm de largura e 3cm de espessura.
11.3 JANELAS DE MADEIRA:
As janelas serão de madeira mista de boa qualidade com venezianas e acompanhadas de peitoris de cerâmica, de boa qualidade com até 10cm de largura.
12. PINTURA:
Paredes externas e internas: Primeiramente deve ser realizada uma limpeza na superfície e aplicada uma demão de selador pigmentado. Posteriormente duas demãos de tinta acrílica.
...