O MODULOR DE LE CORBUSIER: FORMA PROPORÇÃO E MEDIDA NA ARQUITETURA
Por: Maisa Rugeri • 25/3/2019 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CAMPUS CARAZINHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
[pic 1] [pic 2]
MAISA RUGERI
Introdução a Arquitetura e Urbanismo
Professora Lucia Rita Piva
O MODULOR DE LE CORBUSIER:
FORMA PROPORÇÃO E MEDIDA NA ARQUITETURA
ENNIO POSSEBON
Resenha– G2
CARAZINHO
DEZEMBRO 2018
Narrado por Ennio Possebon, o texto O Modulor de Le Corbusier: Forma, Proporção e Medida na Arquitetura descreve a trajetória da criação do Modulor de Le Corbusier. Le Corbusier foi um raro arquiteto do Século XX, que propôs uma teoria de proporções e forneceu descrições de como seria aplicada em seus projetos, projetos quais geometria relaciona proporcionalmente com arquitetura. Criou então o sistema que chamou de Modulor, baseado em dimensões medianas relacionadas com o corpo humano. Suas obras possuem pensamento lógico, racional e disciplinador, traçado orientador do projeto, baseados na proporção áurea.
Pertencente a família de músicos, observando os instrumentos musicais, os quais eram feitos através das medidas humanas pela qual estava tentando desenvolver para arquitetura, teve sua inspiração para criar o Modulor. Com a Revolução Francesa, houve a substituição das medidas pés e polegadas para metros, com o intuito de obter um cálculo mais simples, porém menos adequada à escala humana, sendo um empecilho a ele.
Entendia que existia uma carência de medidas ou sistemas proporcionalizador que atenda a nacionalidade, simplicidade na ordenação do cálculo e adequação a escala humana, tanto na arquitetura quanto para mecânica. Põem-se em discussão a questão do observador em relação a obra.
Durante a Segunda Guerra, institui-se o AFNOR, órgão cuja função era auxiliar a reconstrução do país, onde arquitetos, industriais e engenheiros faziam parte.
Em 1943, propôs o desenho de um homem com um braço levantado com 2,20 de altura, inscrito em dois quadrados superpostos de 1,10m, colocado a cavalo sobre os dois quadrados, dando um terceiro quadrado como solução. Foi uma primeira intuição do que seria o traçado final do Modulor. Três meses depois, sofreu uma retificação realizada por Elisa Maillaro, mas foi definitivamente traçado com a colaboração de dois jovens uruguaios, produzindo duas séries de valores baseadas na proporção áurea.
Foi tecnicamente definido como um aparato de medida fundamentado na estatura humana e matemática. Um homem com o braço levantado dá os pontos determinantes de ocupação do espaço: o pé o plexo solar, a cabeça e a ponta dos dedos com o braço levantado – três intervalos que definem uma série de secções áureas de Fibonacci; e ainda por outra parte, a matemática que oferece a variação mais imediata e significativa de um valor: o simples, o dobro e as duas secções áureas.Quer contribuir para as normatizações necessárias a uma produção em série.
...