O Memorial descritivo
Por: Vinicios Rodrigues Correa • 22/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
Este memorial refere-se ao projeto paisagístico de revitalização da Praça situada na esquina com a Av. Fagundes Filho.
A proposta do grupo é a implantação de elementos paisagísticos e equipamentos públicos para brincar e praticar exercícios físicos, desta forma, pretende-se proporcionar aos moradores e visitantes do bairro melhor qualidade de vida, diversão e segurança. Promovendo a interação de todos os usuários com o meio em que vivem e a natureza, garantindo a oportunidade de passar um final de semana com a família e/ou amigos em um local agradável, ou até mesmo praticar seus exercícios físicos diariamente com tranquilidade.
Considerando este um bairro com uso residencial o público a ser alcançando será as pessoas que moram na localidade, os visitantes, os jovens e adultos, crianças e idosos. Oferecendo a todos um lugar para descansar, passear, brincar, meditar e praticar exercícios físicos.
O projeto oferece bancos para descanso, leitura, proporcionando através da bela arborização um ambiente tranquilo e agradável. O projeto também conta com os equipamentos destinados às brincadeiras, como, caixa de areia, balanço, gangorra e escorregador, e espaços livres para que as crianças possam brincar como quiserem, incentivando o desenvolvimento lúdico de cada um. Na praça foi projetado a pista de Skate e um Bicicletário, o projeto também abriga um Food Truck para melhor recepcionar as pessoas.
O intuito das massas vegetais é proporcionar lugares tranquilos e equilibrados, deixando alguns espaços destinados para lazer, nos quais as pessoas possam permanecer confortavelmente. As massas vegetais são formadas por conjuntos heterogêneos, e as árvores em algumas partes estão consideravelmente distantes umas das outras, já em outras partes do projeto elas estão mais próximas.
As espécies exibidas na listagem abaixo foram escolhidas pela beleza de cada uma e por florescerem em épocas distintas, deixando a praça agradável e aprazível durante o ano. O projeto dispõe de uma espécie frutífera, oferecendo as pessoas, a oportunidade de provar de seus frutos facilmente.
Espécies escolhidas para compor o projeto da praça
QUARESMEIRA
Árvore nativa muito utilizada na arborização urbana, possui copa arredondada, a floração vai de junho a outubro. Sua coloração é rósea e cobrem toda a copa e seu fruto é uma cápsula com minúsculas sementes.
Nome científico: Tibouchina mutabilis [pic 1]
Fruto: marrom, seco, em forma de taça, contendo várias sementes por fruto, possuindo aproximadamente 0,7 cm de diâmetro.
Flor: Rosa, branca, violácea.
Plantio: Mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Altura: 9 a 12 m
Diâmetro da copa: 5 m
RESEDÁ: Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento, suas folhas são elípticas, com bordas onduladas.
Nome Científico: Lagerstroemia indica[pic 2]
Nomes Populares: Resedá, Árvore-de-júpiter, Extremosa, Flor-de-merenda, Suspiros
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical/
Origem: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Índia
Altura: 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Diâmetro da copa: 3 m
OITI: O oiti é uma árvore perenifólia, frutífera, originária das restingas costeiras do nordeste do Brasil e muito utilizada na arborização urbana. Sua copa é globosa, bem formada e cheia, produzindo excelente sombra e efeito ornamental. Suas raízes são profundas, não agressivas.
Nome Científico: Licania tomentosa[pic 3]
Nomes Populares: Oiti, Goiti, Oitizeiro, Oiti-da-praia, Oiti-cagão, Guali, Oiti-mirim, Oiticica, Manga-da-praia, Milho-cozido, Fruta-cabeluda, Guailí, Guití, Uiti.
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Oceânico, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Diâmetro da copa: 6 m
CAPIXINGUI: Uma árvore rústica, foi uma das primeiras a surgir em áreas degradadas. Médio porte. Madeira pouco resistente. Folhas simples, prateadas na face inferior, duras. Floração branca em cachos, fruto 1 cm com saliências como espinhos, tripartido, com três sementes pequenas, de cor clara.
Nome cientifico: Croton floribundus[pic 4]
Nomes populares: Capixingui, Velame
Época de floração: outubro
Frutificação: janeiro.
Altura: 5 a 10 m
Copa: larga
AMOREIRA: A amoreira é um árvore decídua, cujo fruto, a amora, é apreciado no mundo todo. Seu porte é médio, as folhas são simples, ovadas a cordiformes, cartáceas, de margens serrilhadas ou dentadas e recobertas por uma pilosidade que as torna ásperas ao toque.
Nome Científico: Morus negra[pic 5]
Nomes Populares: Amoreira-negra, Amora, Amora-negra, Amora-preta, Amoreira, Amoreira-do-bicho-da-seda, Amoreira-preta
...