O Museu Arquitetura
Por: isadias4 • 25/9/2018 • Projeto de pesquisa • 375 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Museu Zentrum Paul Klee
Contexto: Em um esforço para construir um museu em memória e homenagem ao mais importante artista suíço do século XX(Paul Klee) e criar um centro cultural para a cidade,o trabalho foi encomendado pelo renomado arquiteto Renzo Piano.
Foi inaugurado em 2005, e abriga a maior coleção de obras de Klee em todo o mundo (cerca de 4000). Além de exposições de arte, o centro também tem uma plataforma para música, teatro, dança e literatura.
Projeto: Renzo Piano criou uma ilha verde de onde saem três colinas com estrutura de vidro e aço. Seu formato curvo imita o traçado de um pincel. Piano queria que o edifício poderia ser sustentável e ter o menor consumo de energia possível. Assim, os estudos de impacto ambiental foram realizados em cada um dos materiais, do piso até as vigas de aço.
Local: Berna, na Suiça
Centro Cultural J.M Tjibaou
Contexto: Centro para a promoção da cultura Kanak e dedicado à memória do líder político Jean Marie Tjibaou, assassinado em 1989.O projeto baseou-se nas aldeias indígenas desta parte do Pacífico, sua cultura e seus símbolos, que apesar de ser muito antiga, ainda está muito presente.
Projeto: Renzo ganhou uma competição mundial de design com seu projeto para essa obra. A construção aconteceu num período de 5 anos entre 1993 e 1998. Para a construção dos diferentes ambientes utilizou-se muitos materiais locais, principalmente madeira, que ergueram um verdadeiro ícone da arquitetura moderna do pacífico sul. O ano que terminou o trabalho (1998), o arquiteto recebeu na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o prestigiado Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.
Local: Coumeia, na Nova Caledonia, uma ilha do Pacifico próxima da Australia.
Edifício Maison Hermes
Contexto: Sede japonesa do grupo francês Hèrmes. Renzo Piano se inspirou as tradicionais lanternas japonesas para criar o efeito chamado de “lanterna mágica”, já que durante a noite, o edifício todo brilha desde dentro.
Projeto: dividido em 12 andares, que incluem lojas, oficina, museu, jardim e metrô. Foi planejado para que aguente os fortes terremotos que acontecem no Japão, então seus materiais e formas são bem resistentes. O revestimento exterior foi projetado por Piano para criar o efeito de cortina luminosa e pintados à mão as 13.000 peças.
Local: Tokyo, Japão.
Ano: terminado em 2001 e reformado em 2006
...