O Processo da Certificação AQUA
Por: anny_flor • 7/11/2023 • Projeto de pesquisa • 515 Palavras (3 Páginas) • 56 Visualizações
A certificação AQUE-HQE é uma certificação internacional que tem como a renomada certificação francesa HQE. Seu grande diferencial é que mesmo tendo origem em referenciais técnicos estrangeiros, seus regulamentos foram adaptados em 2007 pela Fundação Vanzolini em parceria com a Escola Politécnica da USP, considerando a cultura, o clima, normas técnicas e regulamentações brasileiras. Aplicada no Brasil desde 2008, exclusivamente pela Fundação Vanzolini, a certificação AQUA-HQE é a primeira iniciativa de adaptação de um sistema de certificação de sustentabilidade de edificações para o contexto especifico brasileiro.
Os critérios da certificação AQUA-HQE parte de dois documentos base: o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e a Qualidade Ambiental da Edificação (QAE). O SGE discorre sobre os requisitos pertinentes ao planejamento, operacionalização e mecanismo de controle que permitem todas as etapas de inerentes do processo produtivo que envolve uma edificação. Já no documento. Já no documento de nome Avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), são listados os critérios de sustentabilidade relativos á qualidade intrínsecas ao edifício objeto de certificação distribuídos em cada uma das 14 categorias de preocupação ambiental. Conforme perfil ambiental definido pelo empreendedor, é possível optar dentre essas 14 categorias aquelas interessantes em atingir níveis mais elevados de desempenho, através da classificação nos níveis BASE, BOAS PRÁTICAS ou MELHORES PRÁTICAS.
O processo de certificação ocorre em momentos onde a equipe de auditoria constata a conformidade e avalia possíveis não conformidades de projeto de acordo com as solicitações de nossos referenciais técnicos. Nos edifícios em construção o processo é composto por 3 fases (Fase Pré-Projeto, Projeto e Execução) enquanto nos edifícios em operação podem existir 3 auditores (em ciclos de 3 anos) à 4 auditorias (em ciclos de 5 anos).
Portanto, com a certificação AQUA-HQE é importante visar que há alguns benefícios para empreendedores, usuários e também para a sociedade e para o meio ambiente. Para o empreendedor, por exemplo, a certificação AQUA-HQE pode contribuir para: comprovar a Alta Qualidade Ambiental das suas construções, diferenciar seu portifólio no mercado; aumentar a velocidade de venda ou locução; manter o valor do seu patrimônio ao longo do tempo; associar a imagem das empresas à Alta Qualidade Ambiental.
O processo de certificação ocorre em momentos onde a equipe de auditoria constata a conformidade e avalia possíveis não conformidades de projeto de acordo com as solicitações de nossos referenciais técnicos. Nos edifícios em construção o processo é composto por 3 fases (Fase Pré-Projeto, Projeto e Execução) enquanto nos edifícios em operação podem existir 3 auditores (em ciclos de 3 anos) à 4 auditorias (em ciclos de 5 anos). Com isso, visando atingir objetivos de desempenho sustentáveis nos níveis de Base, Boas Práticas e Melhorias Práticas de acordo os indicadores que compõem os Referenciais de Certificação.
Em seguida, o processo de certificação AQUA-HQE é de controle total de um empreendimento de construção ou de desenvolvimento urbano, fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição de partido arquitetônico e urbanístico, pré-projeto, projeto, execução e operação. Visando atingir objetivos de desempenho sustentáveis nos níveis Base, Boas Práticas e Melhorias Práticas de acordo com os indicadores que compõem os Referenciais de Certificação.
...