O QUE É ARQUITETURA
Por: 13021989 • 4/7/2015 • Relatório de pesquisa • 2.643 Palavras (11 Páginas) • 269 Visualizações
Parte I: O QUE É ARQUITETURA
Capítulo I: CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA
Para entendermos a profissão comecemos pela origem da palavra arquiteto: que vem do grego, tecton, que designa um artífice ligado a construção de objetos por união de peças, e o prefixo arqui indica superioridade. Logo, arquiteto designa um “grande carpinteiro”
UMA PROFISSÃO
A arquitetura é, uma profissão de nível superior. O seu currículo é composto disciplinas de três diferentes áreas do conhecimento: a área técnica agrega Mecânica Racional, Resistência de Materiais, Cálculo Estrutural e Instalações; na área humana têm-se matérias de História e Teoria das Artes Visuais e da Arquitetura e na terceira área a representação e composição de projetos: Geometria Descritiva, Representação da Forma, as disciplinas de desenho e as disciplinas de Projeto.
UM PRODUTO CULTURAL
Uma forma de aprendermos sobre as sociedades e civilizações anteriores às nossas, é a observação e análise da arquitetura desses povos.Assim a arquitetura não assume apenas o papel de profissão,mas também o papel de produto histórico e cultural.
EXCELÊNCIA ESTÉTICA OU – UMA ARTE
Levando em conta o critério estético, somente aqueles prédios que na sua construção puderam contar com um arquiteto de conhecimento sensibilidade e talento, condições materiais necessárias, podem ser chamados de arquitetura
ASOBRAS-PRIMAS
Encarar a arquitetura como arte não significa considerar apenas as obras-primas. Os edifícios históricos, obra de grandes arquitetos modernos como: Le Corbusier, Mies van der Rohe,Frank Lloyd Wright ,dentre outros.
Capítulo II: ARQUITETURA COMO ARTE
O EDIFÍCIO COMO OBRA DE ARTE
Juntamente com a escultura, a pintura, a música e o teatro, a arquitetura é considerada como uma das belas artes. Para ser considerada arte, além da parte técnica e estrutural, deve o edifício tocar nossa sensibilidade.
LIMITAÇÕES TÉCNICAS
Arte e técnica são palavras que tem uma importante relação dentro da arquitetura, o aspecto técnico é o que diferencia a arquitetura das outras artes.
O PRETEXTO FUNCIONAL
Pode se atribuir a qualquer arte uma função além daquela de propiciar uma experiência estética. Com a arquitetura acontece que a função prática antecede qualquer outro dado é necessário que a sociedade precise dele.
O CONTATO OBRIGATÓRIO
Toda arte tem seu público especifico e limitado e a empatia entre o artista e seus admiradores governa esta relação.Porém não se pode ignorar um edifício que não agrade.
Parte II: OS SISTEMAS DA ARQUITETURA
Capítulo III: AS DIVISÕES DA ARQUITETURA SEGUNDO VITRÚVIO
OS DEZ LIVROS
Vitrúvio é um conhecimento obrigatório para os estudantes de arquitetura,autor do primeiro tratado sobre o assunto, intitulado Os dez livros de arquitetura.inspirando escritos posteriores..
SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE
A forma arquitetônica tem uma vocaçãosimbólica. Vitrúvio considerava arquitetura em dois pontos: aquilo que é significado e aquilo que significa.
SOLIDEZ, UTILIDADE E BELEZA
”Tudo que se constrói deve ter solidez, utilidade e beleza (firmitas, utilitas, venustas). A solidez se refere ao envoltório físico, às tecnologias, à qualidade dos materiais utilizados. A utilidade vai tratar da condição do correto dimensionamento para melhor atender as necessidades e desejos de seus usuários.A beleza refere-se à preocupação estética que se deve ter ao projetar e construir, pois a arquitetura tambem deve incentivar a contemplação.
Capítulo IV: O SISTEMA DA ESTRUTURA E DO ENVOLTÓRIO DO EDIFÍCIO: FIRMITAS
MATERIAIS NATURAIS
A arquitetura deve ter solidez, resistir ás intempéries, permanecer. Deve-se levar em consideração a durabilidade dos materiais e excelência técnica
A MADEIRA
A madeira é utilizada in natura. Depois de cortada ela é só melhorada para ter a forma de pilares,vigas ou tábuas.
A ARGILA
A argila pode ser usada na forma natural,na forma de adobe,de taipa de pilão, e de pau-a-pique. A argila cozida em altas temperaturas dá a cerâmica,dando maior perenidade.
A PEDRA
De alta qualidade, mas também é um dos mais difíceis de ser trabalhado. Sua resistência, dureza e beleza fizeram dele um material nobre, muito usado em templos e palácios.
A POZOLANA
Cimento natural das lavas vulcânicas com que os romanos faziam seu concreto. As grandes obras romanas,como as termas,anfiteatros e templos.
O ENGENHO HUMANO
O engenho humano sempre foi responsávelpelo aperfeiçoamento do uso destes materiais, ou seja, pela melhor maneira de mesclar, manusear e esculpir.
O FERRO
Com a diminuição dos preços, o ferro agora, além da indústria bélica passou a ser utilizado também na construção civil e industrial.Permitiu a construção de vãos maiores e mais baratos
FORMAS ESTRUTURAIS
Nos grandes monumentos do passado foi usado a pedra, utilizada de duas formas pelo arquiteto: A estrutura trilítica é formada por dois apoios e uma viga sobre eles. Já o arco permite a abertura de um vão maior e é primitiva de abóbadas e cúpulas.
O CONCRETO ARMADO
Mescla de cimento, areia, e pedra britada, contendo barras de ferro como armação irá ser usado pela primeira vez no século XIX.Este material revolucionou a arquitetura.
A INDEPENDÊNCIA DAS PAREDES
Com a utilização de novos materiais, a parede além do papel estrutural tem agora a função de separar o interior do exterior
OS NOVOS SISTEMAS
Aumenta-se o numero de formas possíveis,com o advento do ferro surgem as treliças planas e espaciais.E com o concreto a liberdade de criar e construir novas formas.
ESTRUTURA E FORMA
O sistema estrutural
...