O Que é Arquitetura
Por: Verônica Carvalho • 1/12/2020 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
O que é Arquitetura - Autor Carlos Lemos
O livro fala de arquitetura com textos curtos, objetivos e simples, dividido em quatro capítulos - "A Construção Bela", "Arquitetura ao longo do tempo", "Partido Arquitetônico" e "Arquitetura Moderna" - que abordam desde a noção do que é o belo até noções básicas de projeto e de história da arquitetura. O livro é incrível e especial para todos que apreciam a boa arquitetura, independente do desejo de ser arquiteto ou não.
No primeiro capítulo - "A Construção Bela" podemos ver que o autor falar que não existe construções bonita ou feia, se analisamos a fundo a arquitetura é denominada por uma junção cronológica e cultural. O conceito de beleza é algo subjetivo a gosto de quem conceitua. O autor divide as construções em três categorias: as construídas segundo um critério artístico qualquer, as erguidas sem desejos de fazer arte e as construções precárias, destituídas de senso estético. Dando destaque especificamente ao segundo aspecto, destacando as obras populares, as resultantes do contato com o colonizador e finalmente a resolução dos problemas por meio da tecnologia.
No segundo capitulo - “Arquitetura ao longo do tempo” tem o intuito de traçar uma linha do tempo com os progressos da arquitetura, bem como a inserção de novos conceitos e concepções, tendo como base o legado de Vitrúvio. Destacam-se três aspectos: solidez, utilidade e beleza. Destaca que as concepções de Vitrúvio fazem uma ponte entre o clássico grego e o modernismo. Só mais tarde que ele dispõe mais divisões para a classificação, que é a: Ordenação, Disposição, Eurritmia, Simetria, Conveniência e Distribuição. Pois a Arquitetura não foi criada intencionalmente, e sim para atender as necessidades do homem,
No terceiro capítulo - “O Partido Arquitetônico” fala de uma arquitetura mais técnica e plausível, descrevendo, então, que arquitetura seria toda e qualquer intervenção no meio ambiente criando novos espaços, quase sempre com determinada intenção plástica ou não. São citados fatores que devem ser analisados em um projeto Arquitetônico, e que inúmeras vezes nem ao menos podem ser adaptados, dependendo da cultura ou da região onde se constrói, fatores como o clima e legislação. Afirma que o partido arquitetônico tem influências diversas como, condições financeiras, topografia, técnica construtiva, programa de necessidades e clima. Sendo que as novas técnicas construtivas são de suma importância para a modificação e transformação da arquitetura.
Neste quinto e último capítulo “Arquitetura Moderna” é basicamente tudo aquilo que foi dito anteriormente, porém agora de forma mais aparelhada, ou talvez mais atrevida. Porque depois de todos os estudos e pesquisas, a arquitetura moderna se define em algo inovador e minimalista, mas sempre buscando ideias, porem baseada em algo que já foi feito anteriormente.
Apesar de o livro ser voltado para um assunto bem específico, ele pode ser lido por qualquer pessoa
E assim o autor nos leva a ideia de que não podemos entender o presente sem estudar o passado para planejar aquilo que pretendemos fazer no futuro.
...