O Telhado de Madeira
Por: Bruno Cavalcante Lopes • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE GURUPI
ENGENHARIA CIVIL - MATUTINO
BEATRIZ VERAS CABRAL
BRUNO LOPES CAVALCANTE
GABRYELLA FURTADO DE ASSIS
COMPONENTES DE COBERTURA PARA ESTRUTURAS DE MADERIA
GURUPI-TO
SETEMBRO DE 2019
Beatriz Veras Cabral
Bruno Lopes Cavalcante
Gabryella Furtado de Assis
COMPONENTES DE COBERTURA PARA ESTRUTURAS DE MADERIA
Trabalho avaliativo apresentado na disciplina de AÇO E MADERIRA do 9º período de Engenharia Civil – Matutino, da Universidade de Gurupi - UNIRG, como requisito para obtenção de nota pelo método avaliativo, sob orientação do Profª. Esp. Bárbara Ferreira.
GURUPI-TO
SETEMBRO DE 2019
- APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
- INTRODUÇÃO
O componente superior de uma determinada edificação o qual protege das intempéries chama-se cobertura. É formada por uma parte resistente assim como lajes, estrututas de madeiras, estrutura metálica e entre outras; e por um conjunto de vedação (telhado) que pode-se ainda apresentar um forro e uma isolação térmica.
O presente trabalho tem como fundamento apresentar as partes constituintes de cobertura para estrura de madeiras.
De acordo com a NBR 7190:1997 toda edificaçao a serem executadas parcial ou totalmente com madeira devem cumprir o que está no projeto cujo foi elaborado por profissionais habilitados.
- OBJETIVO
Buscar informações acerca do tema proposto e assim obter um conhecimento mais técnico a respeito dos componentes de cobertura para estruturas de madeiras.
- COMPONENTES DE COBERTURA PARA ESTRUTURA DE MADEIRA
Cada tipo de telhado apresenta uma estrutura única. Assim o telhado industrial é composto por telas e estruturas metálicas e os telhados de residências são geralmente compostos por madeiras. Então os principais componentes são: tesoura, terças, banzos, treliças e outras peças.
A estrutura de madeira é considerada como o conjunto de componentes ligados entre si, com a função de suportar o telhado.
A estrutura é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura principal pode ser constituída por tesouras, ou por pontaletes, e vigas principais, sendo a trama constituída pelas ripas, pelos caibros e pelas terças.
- ELEMENTOS ESTRUTURAIS
2.1.1. Telhado de duas águas
Tendo em vista as telhas, ripas e caibros como elementos componentes da cobertura, uma vez que em algumas coberturas estes dois últimos elementos podem ser dispensados, a sustentação da cobertura depende dos seguintes elementos estruturais:
- Terças: Vigas apoiadas sobre as tesouras.
- Mãos-francesas: Para aliviar a flexão das terças, empregamos escoras, denominadas mãos-francesas. As mãos-francesas servem também como elemento de travejamento dos nós inferiores da tesoura.
- Tesoura: Viga principal em treliça ou viga-mestra, que serve para transferir o carregamento do telhado aos pilares ou paredes da edificação. Elementos que compõem uma tesoura, segundo a terminologia de projeto estrutural:
S – Banzo superior
I – Banzo inferior
V – Barras verticais ou simplesmente verticais
D – Barras diagonais ou simplesmente diagonais
N – Nó ou junta – ponto de interseção de barras
ρ – Painel – distância entre dois nós
h – Altura da tesoura
L – Vão da tesoura – distância entre os apoios extremos
α – Inclinação da tesoura
- Contraventamento vertical: Estrutura plana vertical formada por barras cruzadas, dispostas perpendicularmente ao plano das tesouras. Essas barras servem de sustentação para a ação das forças que atuam no seu plano, travando as tesouras, de maneira a impedir sua rotação e deslocamento, principalmente contra a ação do vento, como também sendo elemento de vinculação do banzo inferior I contra a flambagem lateral.
- Contraventamento horizontal: Estrutura formada por barras cruzadas colocadas no plano abaixo da cobertura, para amarração do conjunto formado pelas tesouras e terças. Essas barras servem para transferir a ação do vento, atuando na direção esconsa ao edifício para as tesouras e ao contraventamento vertical.
Figura 1: Telhado de duas águas.
[pic 2]
Fonte: Moliterno (2010)
2.1.2 Telhado de quatro águas
6) Meia tesoura
7) Tesoura de canto
8) Espigão: Aresta saliente inclinada do telhado; quando horizontal é
cumeeira.
Figura 2: Telhado de quatro águas.
[pic 3]
Fonte: Moliterno (2010)
2.2 TERMINOLOGIA DOS CONSTRUTORES
Figura 3: Partes de um telhado de madeira.[pic 4]
Fonte: www.escolaengenharia.com.br
De acordo com Moliterno (2010) a terminologia dos construtores são termos que serve para comunicação com o pessoal das obras, embora bastante diversa.
- Apoio ou berço: É o elemento que faz a ligação de contato entre a estrutura do telhado e o elemento estrutural que suportará o peso do mesmo.
- Linha: Viga horizontal que tem a função de resistir aos esforços de tração gerados pelo telhado.
- Pendural: Elemento vertical no centro da tesoura que vai desde a superfície da linha até a cumeeira.
- Empena ou perna: São as partes inclinadas da tesoura. Definem a declividade do caimento do telhado.
- Diagonal ou mão francesa: Geralmente trabalham à compressão. Fazem a ligação entre a perna e a linha.
- Chafuz: Ajudam na fixação das terças nas pernas.
- Terça: Elementos longitudinais que servirão de apoio para os caibros.
- Caibro: Sustentam as ripas.
- Ripa: Elementos que receberão as telhas. Devem ser colocadas de forma a garantir que uma pessoa possa passar por entre as ripas.
- Beiral: É a parte do telhado que ultrapassa o limite do alinhamento da parede. Veja mais sobre o beiral.
- Telha: É o elemento utilizado na cobertura dos telhados.
- Cumeeira: É, geralmente, o ponto mais alto do telhado. Está localizada no encontro entre duas águas.
2.3 UNIDADES
Segundo Moliterno (2010) devido o decreto n. 63.233 de 12/09/1968 foram reconhecidas no Brasil as unidades e notações do Sistema Internacional de Unidades (SI). O SI parte da relação fundamental: Força = Massa × Aceleração Nesse sistema, emprega-se o quilograma apenas para exprimir a Massa, e o Newton (N) é reservado à Força (1 kgf = 9,81 N).
...