O Trabalho de Graduação
Por: Vitor Arueira • 27/3/2019 • Dissertação • 12.271 Palavras (50 Páginas) • 130 Visualizações
FACULDADE DE MACAPÁ-FAMA
CURSO D ARQUITETURA E URBANISMO
VITOR MANOEL DOS SANTOS ARUEIRA
STARTUP SUSTENTÁVEL: proposta modelo para projeto de startup utilizando peças de madeira laminada na construção.
MACAPÁ
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPITULO I 4
1. As novas empresas que podem surgir no contexto amapaense. 4
I. TIPOS DE STARTUPS 5
2. Qual espaço ideal para atender as startups. 7
I. EVOLUÇÃO DOS ESCRITÓRIOS EMPRESARIAIS 8
II. VANTAGENS DO COWORKING 12
III. DESVANTAGENS DO COWORKING 13
IV. TIPOS DE STARTUPS E COWORKINGS 14
CAPITULO II 17
3. Transformação da arquitetura e regionalismo crítico. 17
I. REGIONALISMO CRÍTICO: A ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL 17
II. AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS: ARQUITETURA NEOCLÁSSICA 1750-1900 26
III. AS TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS: EVOLUÇÃO URBANA DE 1800-1909 28
IV. AS TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS: A ENGENHARIA ESTRUTURAL ENTRE 1775-1939 31
REFERÊNCIA 37
INTRODUÇÃO
De acordo com dados do site logica ambiental, o estado do Amapá é o mais preservado da região amazônica, tendo em torno de 62% dela preservada, isso se dá pois foram criadas várias leis que beneficiaram essa preservação, no qual cobre a maior parte do estado. Ao todo são 19 áreas de conservação, sendo que 11 delas são destinadas ao uso sustentável e as outras 8 são de proteção integral e especialmente essa parcela, mesmo tendo um quantitativo menor é o que compreende aproximadamente 60% desse total.
Ainda relata no site logica ambiental, das áreas de uso sustentável temos a RESEX beija-flor brilho de fogo, FLONA do Amapá, FLOTA do Amapá, RESEX do rio cajari, RDS do rio itapuru, APA da fazendinha. Essas áreas compreendem um grande fator de utilização dos recursos nelas encontrados, para diversas funcionalidades, dentre elas podemos citar a extração legal de madeira local, psicultura, artesanato, extração de minerais encontrados em algumas delas, extração de frutos, plantas e ervas para diversas funcionalidades, como cosméticos, chás, para o próprio consumo in natura e produção de medicamentos. A partir desse ponto de vista, podemos perceber que há uma infinidade de ideias e projetos que podem ser elaborados nessa grande parte da região amazônica.
Tendo em vista que a visão de negócio que vem tendo um bom crescimento é a criação de startups, quem vem com uma nova maneira de ganhos. Otimizando o trabalho e lucratividade, essa pegada de sustentabilidade e renovação de manejo e cultivo, vem a atrelar muitas pessoas, principalmente jovens para esse plano de negócios, que tem uma grande projeção de crescimento não só nas atividades principais estabelecidas, mas também na reutilização de seus rejeitos, visando diminuir o impacto ambiental que ainda é causado, criando novas perspectivas acima daquilo que já seria descartado na natureza.
Contudo, como toda empresa, as startups também necessitariam de um espaço para apresentação de seus negócios e organização administrativa da empresa, logo o projeto proposto visa atender essas necessidades, dando espaço para elas atuarem de forma mais incisiva na capital do estado, em um ambiente que venha a fornecer todas as condicionantes de um escritório sustentável, em que o empresário tenha uma redução de custo compartilhando seu lugar com outras empresas direcionadas a ramos semelhantes, motivando a cooperação entre elas almejando um crescimento expoente.
Além desses aspectos citados, vão contar com toda a comodidade em trabalharem em um recinto no qual atende os quesitos de sustentabilidade e conforto, espaço de convivência e lazer, transpassando para seus clientes maior confiança e comprometimento com a ideia proposta por eles, sem contar com a troca de experiencias e ideias para sempre estarem alavancando seus negócios.
CAPITULO I
As novas empresas que podem surgir no contexto amapaense.
No ambiente em que está sendo vivido, há uma inclusão exorbitante de jovens no mercado de trabalho, porém, muitos não querem trabalhar para o sustento de uma terceira pessoa e sim para se auto sustentar, buscando uma forma de lucros que sejam almejados de forma rápida e concisa, apresentando um projeto novo e que venha a interessar o mercado empresarial com novos projetos. E no estado do amapá não se faz diferente, já que o principal setor em funcionamento é o funcionalismo público, que tem a maior renda que circula, tendo o restante para ser dividido em pequenas empresas de comércio, extrativismo animal e mineral e agricultura.
E hoje um dos processos que mais vem crescendo no Brasil e isso inclui o amapá é a criação de startups, que vem atender a esse conceito de inovação tecnológica, processo de produção e manufatura dos produtos. Fazendo com que jovens venham e invistam em um processo de lucratividade por meio desse aperfeiçoamento de negócios.
Mas, o que vem ser a uma startup? O que vem a ser esse negócio do momento? Quais os benéficos que causam na sociedade em que se está inserida? Isso é simples de responder. Startup é o termo em inglês que significa “o começar de algo”, ou seja, são empresas que buscam explorar suas atividades inovadoras no mercado, onde uma equipe multidisciplinar procura desenvolver um produto/serviço com aperfeiçoamento em bases tecnológicas, no qual esse modelo possa ser facilmente replicado e possível crescimento sem aumento proporcional de seus custos.
...