O Trabalho de Paisagismo
Por: taisesantos • 2/5/2017 • Projeto de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
Pocket Park – Greenacre Park
O Greenacre Park é um belo refúgio do ruído e da ansiedade que envolve a cidade de Nova Iorque. Parece incrível que em meio a tantos prédios exista uma enorme cachoeira volumosa e um oásis verde. É considerado um dos parques mais agradáveis do mundo.
[pic 1]
A localização do Greenacre Park é central, na área conhecida como "Midtown East", apenas alguns quarteirões da Catedral de St. Patrick, do Rockefeller Center e das lojas da Quinta Avenida.
Inaugurado em 1971 em um terreno de 18×36 metros, com cerca de 648m². Ele surgiu anos após a criação do Paley Park, como um projeto bancado pela Fundação Greenacre, que foi criada pela família Rockfeller, com a função de criar e de gerenciar parques públicos.
O projeto é do escritório SASAKI ASSOCIATES, feito pelos arquitetos Hideo Sasaki e Harmon Goldstone.
“Alguns momentos de serenidade neste mundo ocupado”, esse era o objetivo principal de sua criação, segundo o site Portal Arquitetônico.
[pic 2]
Com suas plantas exuberantes e estratégicamente arranjadas, O Greenacre Park parece algo surreal nesta vizinhança tão urbana. Apesar de pequeno e escondido, o park oferece três patamares com assentos confortáveis, sendo o nível térreo dominado por uma cachoeira artificial multinível de quase 10 metros.
Uma escultura de água fora do parque serve como um convite para entrar. Uma treliça articula a entrada para o parque e leva à área de estar central, que é ligeiramente elevado acima da calçada. A principal área de estar acomoda grupos informais de mesas e cadeiras. Amplas paredes de assentos e amplos degraus fornecem lugares adicionais para sentar-se durante os horários de pico, como hora do almoço e um pequeno snack bar serve comida e café durante todo o dia.
[pic 3]
Os materiais da paisagem fornecem um contraste macio ao granito, ao tijolo, e ao aço. Evergreens-rhododendron, azaléia, azevinho japonês, andromeda- são plantadas em meio a uma pachysandra cobertura do solo. Uma magnólia estrela, azáleas e rododendros fornecem flores da madrugada. As flores sazonais enchem urnas que são colocadas informalmente sobre o parque. Nas paredes, há um misto de trepadeiras e paredes de pedra, com vários “níveis”, criando quase um mosaico rústico em sua extensão.
As principais árvores do parque é o "gafanhoto mel" um dos três "falsos acacias" O que mais podemos encontrar plantadas na maioria das cidades, o que permite uma grande penetração solar e uma coloração muito atraente outono.
Além das cadeiras Betóia, nas laterais, como uma divisão entre o espelho d´água e o piso, existem bancos de concreto, que hora funcionam como guarda corpo, e hora funcionam como bancos. As árvores e as cadeiras móveis dão aos visitantes uma sensação de acolhimento que alguns espaços muito abertos não conseguem proporcionar.
[pic 4]
Um diferencial desse park, é a questão da implantação de pergolados no espaço. Funcionando como um pórtico logo na entrada do Greenacre, e outro no lado esquerdo, bem próximo à cascata, com algumas mesas e cadeiras, dividindo com as árvores do local, a função de abrigar das intempéries, os visitantes.
Esse pergolado lateral está em um dos patamares de nível mais alto que a calçada, funcionando como uma varanda do parque. Dentro dele funcionando o pequeno snack bar.
Além desse patamar da “varanda”, existem mais dois níveis, dentro do espaço, que tem a intenção de marcar diferentes índices de exposição solar.
...