O partido arquitetonico
Por: Weyna Caroline • 21/9/2016 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 757 Visualizações
O partido arquitetônico
Arquitetura é a criação de novos espaços, através da intervenção no meio ambiente, com uma preocupação estética e visando atender necessidades. O partido arquitetônico é a divisão pensada para intervir nesses espaços. Ao se desenvolver um projeto, o partido arquitetônico deve ser bem estudado e analisado em todos os seus parâmetros, para posteriormente concretizar o projeto.
Ele é formado por uma série de condicionamentos ou determinantes, que seriam: a técnica construtiva, segundo os recursos locais, tanto humanos, como materiais, incluindo a intenção plástica; o clima; as condições físicas e topográficas do ambiente; o programa de necessidades, segundo os usos, costumes populares ou conveniências do empreendedor; as condições financeiras do empreendedor; a legislação regulamentadora e/ou as normas sociais e/ou as regras da funcionalidade.
O sistema construtivo subentende uma junção de dados de interesse cultural, assim, define a personalidade de uma obra. Há a questão dos materiais disponíveis no meio ambiente e no comércio, e também o problema da tecnologia, dos conhecimentos da população. Exemplo da antiga cidade de São Paulo: cidade caipira com suas casas baixas ostentando profundos beirais, como a terra socada de taipa. Essas características mostram adaptação da construção no ambiente, se adaptando a ele.
O programa de necessidades é um fator de muita importância na determinação do partido arquitetônico. Há aqui exigências do interessado pelo projeto, que abrem as determinações e expectativas da obra a ser construída. Como o programa é abstrato e busca o progresso constante, acaba assim passando por alterações ao longo do planejamento. Como exemplo: as velhas moradias foram ganhando puxados, instalações sanitárias e eletricidade. Tais adaptações tornaram casarões inaproveitáveis, posteriormente sendo demolidas para dar lugares a prédios.
O clima é um condicionador importante para o partido arquitetônico, influenciando diretamente no projeto, mas com o avanço da tecnologia, seu impacto está menor. Exemplo: a arquitetura dos esquimós, num frio intenso e sem muitos materiais à disposição, só há gelo disponível, ainda assim conseguem um abrigo. O clima leva partido dessa arquitetura, interferindo nas relações da construção.
Outro determinante de partido é a postura legal que delimita e controla as edificações. A legislação pode influenciar de modo marcante a maneira de construção. As primeiras leis buscaram uniformizar uma estética vigente na época, que propiciassem visuais renascentistas. É possível ver no Brasil construções que caracterizam essas leis, sobrados em salvador ligados pela mesma arquitetura. Mas somente com a falta de higiene nas habitações e edifícios que assim fora planejado leis e códigos que provocavam mudanças nas construções.
Somente na segunda metade do século XX, as leis passam a obrigar à modernização das construções, visando a segurança e estabilidade, e também o conforto no ambiente.
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE
ARQUITETURA E URBANISMO
WEYNA KAROLINE ARAÚJO DO NASCIMENTO
RESUMO DO CAPITULO “PARTIDO ARQUITETONICO “DO LIVRO: O QUE É ARQUITETURA ?
PROFESSORAS ANA PAULA E EDFA
4º PERÍODO VESPERTINO
RIO BRANCO- AC
...