OS RESULTADOS E ANÁLISES
Por: Marcos Aurelio • 14/6/2019 • Trabalho acadêmico • 5.121 Palavras (21 Páginas) • 149 Visualizações
4. RESULTADOS E ANÁLISES
Este capítulo apresenta a análise dos dados levantados na Empresa, com o objetivo de dar suporte a pesquisa e objetivo deste trabalho. O referencial teórico estudado nos capítulos anteriores dá embasamento necessário para a resposta do problema deste trabalho. O capítulo está dividido da seguinte forma: primeiramente a análise do perfil dos respondentes do questionário, seguido das percepções do endomarketing levando em conta a comunicação interna, retenção e desenvolvimento de funcionário, adequação ao trabalho e comprometimento.
4.1. Entrevista com o gestor
Foi realizada uma entrevista com o gestor buscando atender o primeiro objetivo específico que é descrever as práticas do Endomarketing na Empresa.
Primeiramente foi perguntado ao gerente quais os benefícios que a empresa oferece aos funcionários. Conforme o gestor “a empresa, hoje, ela oferece para os funcionários plano de saúde, plano odontológico e plano de carreira também. Na medida que vai passando cada ano, a gente vai graduando os vendedores pra eles terem os seus benefícios, seu salário.”
Quanto a remuneração e acréscimos, o entrevistado afirma que “é padrão de mercado e hoje a carteira do funcionário é assinada com o salário, que é o salário do mercado, padrão de mercado, mais comissões.”
De acordo com o gerente, não existem formas de integração para novos colaboradores, tais como cursos e acompanhamentos. Porém, a empresa proporciona treinamentos e cursos aos colaboradores, pois, de acordo com o gestor. “A gente trabalha, hoje, com a capacitação profissional, técnicas de vendas, que o meu foco principal é vendas, e atendimento, controle financeiro também eu trabalho.”
Em relação a comunicação entre a Empresa e o funcionário, o gestor afirma que mensalmente eles têm reuniões, onde são tratados todos os assuntos, tanto com relação da empresa para como o funcionário, quanto do funcionário para a Empresa. Afirma que tudo que se tem para conversar, para tratar, é tratado ali. Toda primeira segunda-feira do mês acontecem essas reuniões.
Questionado se a Empresa possui algum programa de Endomarketing, sistema de motivação ou estímulo aos funcionários, o gestor argumenta que existem as confraternizações da empresa; aniversariantes daquele mês, um jantar pra Empresa. Quando atingem as metas fazem um jantar para comemorar e tenta-se trabalhar o lado motivacional deles, também, com conversas, com diálogos. As confraternizações são realizadas no fim de todo mês, quando as metas são atingidas e, de acordo com o gestor “e final de ano nós trabalhamos esporadicamente, também nós fazemos, sempre, para quebrar um pouco a rotina.”
4.2 Questionário com os colaboradores
Foram aplicados questionários com os colaboradores buscando atender os objetivos específicos de avaliar os pontos fortes do Endomarketing, sob a ótica dos colaboradores e diagnosticar as oportunidades de melhorias em relação às práticas do Endomarketing.
4.2.1 Perfil dos respondentes
Para análise do perfil da amostra, foram estruturados os seguintes itens: idade, tempo de trabalho na empresa, sexo, estado civil, escolaridade e cargo de chefia.
O gráfico 1, revela que a variação entre 21 a 30 anos é predominante, mostrando uma população jovem, que representa 83 % dos colaboradores.
[pic 1]
Gráfico 1 - Idade dos Respondentes.
Fonte: Elaborado pelo autor.
Sobre o item de tempo de trabalho na empresa, o resultado divulga que praticamente 42% dos pesquisados estão na empresa a menos de 01 ano, outros 42% estão de 1 a 5 anos e 16% estão de 5 a 10 anos na empresa, lembrando que a Empresa tem 16 anos de existência. O gráfico 2, ilustra esta realidade.
[pic 2]
Gráfico 2 - Tempo de Trabalho na Empresa.
Fonte: elaborado pelo autor.
De acordo com o questionário, 75% da amostra são do sexo masculino. Isso mostra que por mais que o número de homens seja maior, mulheres também se fazem presentes, pois desempenham funções igualmente importantes. O gráfico 3, ilustra esta confirmação:
[pic 3]
Gráfico 3 - Sexo dos Respondentes.
Fonte: elaborado pelo autor.
De acordo com o questionário aplicado, 58% dos respondentes são solteiros, seguido de 17% de funcionários casados, 8% separado e 17% em união estável. A quantidade de solteiros predomina, pois a maioria dos respondentes têm de 21 a 30 anos. É importante destacar que na amostra, não teve respondentes viúvos(as). O gráfico 4, ilustra melhor esta questão.
[pic 4]
Gráfico 4 - Estado Civil dos Respondentes.
Fonte: elaborado pelo autor.
No que diz respeito à escolaridade, o estudo mostra que 92% têm o nível médio e 8% dos respondentes cursam ou já cursaram o nível superior. O gráfico 5, mostra todos os níveis.
[pic 5]
Gráfico 5 - Escolaridade dos Respondentes.
Fonte: elaborado pelo autor.
Á última questão foi sobre cargo de chefia. Em percentual, 100% dos entrevistados não ocupam cargo de chefia. É um resultado esperado, já que os entrevistados são na grande maioria jovens e estão na empresa há pouco tempo. O gráfico 6, ilustra esses dados.
4.2.2 Endomarketing
Na próxima parte deste trabalho será abordada a percepção dos respondentes em relação às atividades de Endomarketing na Empresa.
E para melhor compreensão dos resultados obtidos é necessário entender que o valor máximo considerado para as questões foi 5 e o valor mínimo foi 1, como o valor médio é 3, resultados abaixo são considerados insatisfatórios para a empresa, e maiores que 3, satisfatórios.
A Comunicação Interna ocupa lugar de destaque no Endomarketing. É o principal instrumento utilizado no processo, tanto que chega a se confundir com o próprio Endomarketing. É através da comunicação interna que a organização transmite a seu público interno uma série de informações relevantes para o bom desenvolvimento das atividades e para a perfeita harmonia entre colaboradores e organização. Porém, a comunicação interna deve ser eficiente também em captar informações necessárias do público interno (INKOTTE, 2000).
...