Os Vírus e anti-vírus que afetam um computador
Por: Elisijose • 24/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.463 Palavras (10 Páginas) • 231 Visualizações
Introdução:
Este trabalho contem informações sobre vírus e anti-vírus que afectam um computador como podemos fazer para combater estas e outras ameaças que o nosso computador tem enfrentando dia pois dia .
Vírus e antivírus
Os vírus informáticos são uma das maiores condicionantes actuais para uma utilização e um vírus fiável de computadores e sistemas de informação.
0 que e um vírus informático?
Um vírus informático e um programa que e introduzido num computador sem o conhecimento do utilizador , com intenção de ser multiplicado e afectar a operação de outros programas ou do próprio computador.
Os vírus são programas caracterizados pela capacidade que possuem de se copiarem assim próprio “afectando” ficheiro e a memoria do computador realizado acções destrutiva sobre a informação e seu suporte, ao mesmo tempo que procuram esconder a sua existência e acções do utilizador.
O comportamento de um vírus de computadores e semelhante ao de um vírus as biológico, nomeadamente durante o processo de contaminação. Enquanto um vírus biológico utiliza as células vivas para se reproduzir, o vírus de computadores serve-se de programa executáveis para se multiplicar por outras aplicações.
Que tipo de vírus existem?
Os primeiros vírus de computador surgiram na década de 80 e, desde então, esse numero tem aumentado exponencialmente.
O gráfico seguinte ilustra o numero de vírus conhecidos num período entre 1990 e 2005.
Hoje em dia, no vocabulário comum, o termo viro de computador e muitas vezes estendido para referir também worms (Verme), trojan horses (cavalos de Tróia) e outro tipo de programa maliciosos.
Não vamos aqui fazer uma estagio existivel dos vírus existentes mais na medida do possível vamos apresentar os principal grupos de vírus:
Boot sector infector vírus
São os vírus que se copiam a si próprio para o Boot e disco, ou seja para a zona do suporte de informação que e sempre acedida em primeiro lugar. Deste forma, o vírus e “carregado” para a memoria a tem dos utilizadores realizar qualquer outra operações. Uma vens em memoria, afecta todos os outros suporte de informação .
Companion vírus
Não infectam ficheiros, mas criam uma copia de ficheiro executável (exe), atribuindo-lhe um nome idêntico em borra com uma extensão . com. Para o sistema operativos a prioridade de um ficheiro. Com e superior, isto torna o programa original difícil de encontrar pelo computador.
Cluster vírus
Replicam-se automaticamente no sistema de ficheiro, <
File infector vírus
São os vírus que adicionam o seu próprio código de funcionamento aos programas (ficheiros executáveis: .exe,.com). A execução do programa infectado espalha o vírus para outros ficheiros.
Macro vírus
Associam-se aos macros da aplicação em uso, replicando-se através dos vários documentos, a medida que estes são abertos e\ou o macro que contém o vírus é executado.
Overwriting vírus
Destrói o programa original, copia o seu código para o interior deste. Estas acções tornam impossível a recuperação do ficheiro original, embora se mantenha a capacidade de eliminação do vírus do sistema.
Polymorphic vírus
Vírus com capacidade de mutação do seu código, aplicando-se pelo sistema com diferentes formas de encriptação, dificultando acções de detecção.
Stealth vírus
Armazenam uma imagem do sistema antes da infecção deste, por forma a que quando os programas antivírus realizam uma verificação ao sistema , o próprio vírus apresenta uma imagem desta pré - infecção>>, tentando dar a ideia que o sistema se encontra limpo.
Outras ameaças
Existem ainda outros programas maliciosos e ameaças que apesar de não serem vírus, representam também perigo para a segurança do computador:
• Worm - programa que se propaga de computador para computador geralmente muito rapidamente, mas que não afecta outros programas. O principal prejuízo causado por worm é a perda de capacidade de processamento do computador.
• Trojan horse - programa malicioso que tenta geralmente passar despercebido. O principal objectivo de trojan horse é retirar informação privada de um computador, como, por exemplo, passwords de acesso a contas bancárias. Contudo, ao contrario de um vírus, um trojan horse não se multiplica.
• Logic bomb - programa que é inserindo no sistema operativo ou em certas aplicações de modo a “explodir” quando um determinado evento ocorre, por exemplo, um dia da semana ou uma data em particular. Uma vez detonada, a bomba pode alterar ou apagar ficheiros ou até bloquear o computador.
• Spyware - programa que permanece escondido no sistema para monitorizar as acções do utilizador e recolher informação confidencial, como passwords, registos dos sistemas e outros ficheiros, enviando estes dados para uma entidade externa na internet.
• Keylogger - pequena aplicação tem como objectivo capturar tudo o que é digitado através do teclado, especialmente números de cartões de credito e passwords.
• Hijacker - programa que altera a pagina inicial do browser, impedindo o utilizador de a modificar e de aceder a outras paginas, enquanto é apresentada publicidade.
• Adware - programa que exibe publicidade não desejada , frequentemente em janelas novas (popups), e que podem redireccionar a pagina de pesquisa apenas para endereços comercias.
• Phishing - tipo de fraude electrónica, através de uma mensagem de e-mail, que consiste em enganar uma pessoa introduzindo-a a revelar informação sensível ou confidencial como passwords e números de cartões de credito.
• Spam - são mensagens de e-mail anónimas, não solicitadas e enviadas maciçamente. Normalmente o spam tem fins publicitários, no entanto, o termo também engloba certas mensagens politicas, apelos à caridade, fraudes financeiras (phishing) e mensagens que servem para propagar vírus e outros programas maliciosos.
...