PROVA DE 40 PONTOS - CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO
Por: Cayque Rocha • 1/12/2020 • Trabalho acadêmico • 780 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
ARQUITETURA E URBANISMO
PROVA DE 40 PONTOS - CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO
NOME: Vanderlucio Alves Pereira PERIODO: 6 periodo
PROFESSOR: Igor Mendes Pereira
- O que considerar em ralação a acústica do ambiente? E como ela influencia no projeto arquitetônico? (2,0)
O desenvolvimento de um projeto de arquitetura pode ser mais complexo do que apenas colocar desenhos em um papel. Muitas estruturas têm outros trabalhos além de abrigar pessoas, como é o caso de teatros, auditórios e afins. Para esses casos, você deve pensar na acústica arquitetônica e em como ela afeta a entrega do projeto.
- A acústica vem mostrando o seu valor projetual desde a antiguidade, através dos teatros ao ar livre dos gregos e romanos. Qual a grande diferença entre os teatros gregos e romanos? (3,0)
Os gregos perceberam que, a cada vez que a distância entre a fonte sonora e o ouvinte dobra, o volume cai bastante (6dB), o que é a base da Lei dos Inversos dos Quadrados . Então, descobriram que a solução era diminuir a distância entre os ouvintes e a fonte sonora! E a forma que eles encontraram para fazer isso foi fazendo o público estar situado em degraus, de forma que a distância entre o último ouvinte e a fonte sonora não fosse muito maior que a distância entre a fonte sonora e o primeiro ouvinte. Alguns teatros contavam, atrás do palco, com paredes que desempenhavam o papel de superfícies refletoras. Elas eram dispostas de forma que os sons que seriam projetados para trás, e para cima (onde não havia público) fossem refletidos em direção à platéia. Ou seja: o que era para ser desperdiçado, passou a ser aproveitado. Também era utilizado paredes formando ângulos semelhantes a uma corneta, que contribuíam para aumentar a eficiência acústica do som.
Os romanos a diferença principal será na introdução das grandes arquibancadas de concreto, elevando-as a dezenas de metros do primeiro pavimento, possibilitando a construção em diversas inclinações de terrenos. Já os anfiteatros, como o Coliseu, possuem a forma circular ou oval, como dois teatros romanos espelhados. Os declives acentuados proporcionavam uma excelente acústica.
- Os teatros renascentistas resgatam a planta característica da antiguidade, mas sendo desenvolvidos em espaços fechados. O número de superfícies proporciona inúmeras reflexões sonoras que: (2,0)
- Focaliza o som.
- Provoca a percepção de fenômeno como o eco.
- Reforça o som direto.
- Prejudica que o som chegue ao ouvinte.
- Como o som é captado pelo ouvido humano, e são compostas por quais propriedades do som? Através de um croqui explique essas propriedades. (5,0)
- O que é necessário para que a reflexão sonora ocorra? (2,0)
A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz. Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. Desse acontecimento, originam-se dois outros, os quais são chamados de eco e reverberação.
...