Para mamães de primeira viagem - Layout de quarto de bebês
Por: Jamile Salomão • 22/2/2016 • Ensaio • 739 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Para as mamães de primeira viagem
Faz pouco mais de 2 meses que me tornei mamãe e uma das minhas prioridades logo que fiquei sabendo da gravidez foi preparar um cantinho todo especial para receber o meu pequeno. Como sei que essa é uma questão que aflinge muitas mamães por aí, coloco o tema em pauta.
O ideal é que o quarto esteja pronto até o 7º mês de gestação, depois desse período a mamãe pode começar a se sentir muito cansada e vai ficar muito difícil percorrer todas as lojas que você tem em mente! Não importa o tamanho ou o formato do futuro quarto, alguns itens devem constar na lista de “O que ter no quarto do nenê”!
A cor.
Tons pastéis que transmitem tranquilidade e calma para a nossa visão são ótimas sugestões para o quarto do pequeno pois o ajudam a relaxar.
Para as mamães mais ousadas, cores vivas como o vermelho, amarelo, azul royal e verde podem ser utilizadas em algumas paredes ou detalhes, contrastando com a cor branca, por exemplo. Além de serem alegres essas cores estimulam a curiosidade das crianças além de estimular a percepção de formas.
O quarto pode ter apenas uma parede colorida, ser todo colorido com aplicação de papel de parede ou border a meia altura, ter as paredes desenhadas com temas infantis ou desenhos orgânicos... vale tudo! Vai depender da criatividade e desejo dos papais.
O berço.
[pic 1]Os mais vendidos hoje são os modelos “americanos”, mas independente disso ele deve ficar longe da janela e deve conter apenas um colchão firme e o lençol. Esqueça os jogos de berço com protetores laterais, travesseiro e bichinhos de pelúcia! Pesquisas mostram que a morte súbita em bebês ocorre durante os primeiros 6 meses e a maior causa é o sufocamento por objetos que estão no berço! A coberta deve ficar presa nas laterais do berço e cobrir o bebê do peitoral para baixo. Se seu bebê tiver refluxo utilize um calço nos pés do berço para deixa-lo inclinado. Se você sofre com os mosquitinhos e pernilongos aconselho utilizar o mosquiteiro sobre o berço ou preso no teto! Móbiles podem até ser utilizados, mas lembrem-se que quanto mais informação no berço maior o nível de distração do bebê e maior a dificuldade em dormir.
Cantinho da higiene.
Esse cantinho é essencial e acredite, será muito utilizado.
[pic 2]O ideal é que não fique na parede da janela e tenha espaço para o trocador e um estante ou nichos que vão abrigar itens básicos [algodão, vasilha com água morna, pomada anti-assaduras, cotonete, álcool 70, fraldas, caixinha de remédios e porta toalha]. É bacana que ele fique entre o berço e a cômoda de roupas para facilitar o trabalho da mamãe.
O trocador precisa ter a base firme, para apoio de um colchão forrado de tecido fácil limpeza. Não se esqueça de colocar uma lixeira com tampa [as que possuem o pedalzinho para pisar são uma mão na roda!] próxima ao trocador par ao descarte das fraldas sujas.
Cantinho da amamentação e soneca.
[pic 3]Ah! Esse cantinho também será bastante utilizado. O momento da amamentação é muito especial e por vezes demorado e para que mamãe e bebê o curtam bastante o ideal é reservar um cantinho tranquilo e confortável. Pode-se utilizar uma poltrona de gestante ou então um sofá cama bem fofinho que também vai servir para a mamãe dar aquela cochilada durante a noite nos intervalos entre as mamadas! Deixe ali provisoriamente os bichinhos de pelúcia que antes estavam no berço, e os protetores laterais que vieram junto do enxoval podem servir de belas almofadas de apoio.
...