Pontes mistas madeira
Por: andersonpiazza • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 480 Visualizações
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
Estruturas de Madeira e Aço I
Foz do Iguaçu, 13 de abril de 2015
Relatório de Ensaio
Acadêmico: Anderson Piazza Figueiredo
Engenharia Civil 7° Período
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se aos ensaios de compressão paralela as fibras de madeira, flexão de uma viga de madeira e umidade da madeira, realizado no laboratório de Engenharia Civil, da faculdade União Dinâmica das Cataratas (UDC), cujo objetivo é determinar o módulo de elasticidade da madeira e da sua tensão de ruptura obtido pelo ensaio de flexão, e a umidade presente na madeira durante os testes realizados e a determinação da tensão máxima a compressão. A madeira utilizada para os ensaios foi o Cambará adquirido em madeireira da região.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO PARALELA
AS FIBRAS DA MADEIRA
REFERENCIAL TEÓRICO
O ensaio se identifica com a determinação da resistência a compressão paralela as fibras da madeira. A resistência varia de acordo com cada tipo de madeira e seção transversal. Com o resultado obtido saberemos em que tipo de estrutura pode ser utilizado madeira.
O ensaio é inscrito na ABNT pelos registros de normas técnicas NBR: NBR 7190/ -Projeto de estrutura de madeira. A norma exige que os corpos de prova devem possuir suas dimensões de 5cm x 5cm x 15cm, e serem isentos de defeitos.
[pic 1]
-METODOLOGIA
-Instrumentos utilizados
- Paquímetro digital com sensibilidade de 0,01mm e erro de mais ou menos 0,01mm
- Prensa Hidráulica
-Procedimento
Primeiramente foram medidas as dimensões do corpo de prova. A medida foi tomada através do paquímetro digital de sensibilidade de 0,01mm, ou seja, dentro da norma que recomenda exatidão de 0,01mm.
O corpo de prova foi colocado na prensa hidráulica o qual transmitia cargas de maneira continua ao corpo de prova, essa carga foi aplicada até a ruptura do corpo de prova.
-RESULTADOS OBTIDOS
Dimensões do corpo de prova testado foi 4,65cm x 4,72cm x 14,90cm, a medidas não está dentro dos padrões estabelecidos pela NBR para a realização do ensaio de compressão com área da seção comprimida de 21,948 cm2
A carga de ruptura obtida pelo ensaio foi de 87,00 KN.
TENSÃO DE RUPTURA
[pic 2]
Fc0,max é a força de ruptura
A é a área da seção transversal
Fc0 é a tensão de ruptura
Depois de calculado o valor obtido foi de 39,639 Mpa.
ENSAIO DE FLEXÃO ESTÁTICA DE UMA VIGA DE MADEIRA
REFERENCIAL TEÓRICO
O ensaio de flexão é adotado para determinar a tensão e a flecha de ruptura, alem de permitir avaliar outras características mecânicas, nomeadamente o módulo de elasticidade a flexão. Sua grande vantagem é a de permitir utilizar provetes mais fáceis de maquinar que o provete de tração.
O ensaio é inscrito na ABNT pelos registros de normas técnicas NBR: NBR 7190/ -Projeto de estrutura de madeira. A norma exige que os corpos de prova devem possuir suas dimensões de 5cm x 5cm x 115cm, e serem isentos de defeitos.
[pic 3]
-METODOLOGIA
-Instrumentos utilizados
- Paquímetro digital com sensibilidade de 0,01mm e erro de mais ou menos 0,01mm
- Relógio comparador com precisão de 0,01mm
- Maquina universal de ensaios
-Procedimento
Primeiramente foram medidas as dimensões do corpo de prova. A medida foi tomada através do paquímetro digital de sensibilidade de 0,01mm, ou seja dentro da norma que recomenda exatidão de 0,01mm.
O corpo de prova foi colocado na maquina universal, o relógio digital que serve para medir o deslocamento da viga. Foi aplicada na viga uma carga media de 50% da carga de ruptura média adotada, e marcou-se o valor do deslocamento, a viga foi descarregada completamente e carregada novamente com uma carga media de 10%, e marcou-se o valor do deslocamento, o procedimento de carregamento com 50% da carga foi repedido três vezes e o de 10% duas vezes, os procedimentos foram realizados aleatoriamente, após o termino foi retirado relógio digital e a viga foi carregada até a sua ruptura.
[pic 4]
[pic 5]
-RESULTADOS OBTIDOS
A dimensão do corpo de prova estão dentro dos padrões estabelecidos pela NBR para a realização do ensaio de flexão, Segue os resultados obtidos :
Dimensão (cm) | 50% / 10% (mm) | Ruptura |
4,65 X 4,72 X 115 | 15,03 / 3,14 | 508 KGF |
MOMENTO DE INÉRCIA
[pic 6]
I é o momento de inércia
B é a base da seção transversal
H é a altura da base transversal
RESISTÊNCIA DA MADERIA À FLEXÃO
[pic 7]
Mmax – é o máximo momento aplicado ao corpo-de-prova, dado por PL/4, em newton-metro;
...