Pontos Positivos e Negativos de Brasilia / Modernismo
Por: Julio C. Marques • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 10.900 Visualizações
Página 1 de 4
Discente : Julio Cezar Souza Marques
Pontos positivos e negativos de Brasilia
10 Pontos Positivos
- A cidade era muito inovadora para a época em que foi construída e ainda é fonte de estudo mundialmente, em se tratando de modernismo, sendo a única cidade de grande porte e capital de um país construída nos moldes modernistas.
- As construções são verdadeiras esculturas estando muito a frente de seu tempo, permanecem “modernas” em nossa era contemporânea.
- Combina bem-estar e monumentalidade garantindo a alguns de seus moradores infraestruturas interessantes, por algum tempo, até que se tornasse superlotada.
- Ao mesmo tempo que são monumentais e de concreto armado, as construções passam leveza aos que as observam tanto de dentro quanto de fora.
- Projeto paisagístico nunca antes realizado nessa escala no país e que de certa forma continua encantando apesar da falta de manutenção em alguns pontos.
- Possui grandes áreas verdes mesmo que não sejam utilizadas como planejado inicialmente, sendo as superquadras bastante arborizadas.
- Conseguiu fazer com que um de seus propósitos de povoar o interior do Brasil acontecesse pois hoje a Cidade de Brasília possui uma população de 2,481 milhões de habitantes, segundo o senso de 2010.
- Além de povoar o cerrado brasileiro trouxe também desenvolvimento ao centro-oeste do Brasil.
- Facilidade para quem possui carros, pois possui 2 eixos que cortam a cidade, além de outros deslocamentos longitudinais, somando ao todo 7 faixas.
- Conseguiram ao mesmo tempo isolar a capital do resto do Brasil e dificultar manifestações, pois por mais que com toda a facilidade de locomoção de nossa era, manifestantes pensam mais de uma vez antes de se deslocarem até Brasília.
10 Pontos Negativos
- A má gestão governamental fez com que muitas obras propostas no projeto original fossem abandonadas, sem manutenção.
- Não foram obedecidas as diretrizes do plano piloto original, o desenho original foi modificado e ainda hoje há vários vazios a preencher.
- Algumas propostas se mostraram inviáveis, sejam por questões de orçamento, sejam pela rapidez da construção.
- Há problemas que não foram pensados por Lúcio Costa, como o aumento da população além do estipulado pelo plano original.
- Brasília não foi pensada para a população que ajudou a construí-la, esses foram expulsos para as cidades satélites ou para zonas periféricas cada vez mais distantes e sem a infraestrutura da capital.
- A capital do Brasil não é uma cidade para pedestres, o que a torna o seu transito um caos, e um local ruim para os que precisam caminhar seus longos eixos.
- A cidade era para unir as pessoas através de suas áreas de lazer e de encontro como pregavam os modernistas, mas é uma cidade que causa solidão por causa de suas longas distancias.
- O clima seco e quente não favorece que as pessoas utilizem seus parques e espaços de convívio.
- Excesso no incentivo ao uso do carro por não possuir semáforos em seus grandes eixos, deixando os pedestres em ultimo plano.
- Grande presença de vazios urbanos de áreas destinadas a projetos que não saíram do papel.
- Falta de conexões entre os transportes públicos.
- Foi planejada para ser acessível, mas sem carro o deslocamento se torna muito difícil. Alguns lugares possuem acesso somente para carros.
- As vias, os eixos por serem muito longos causam monotonia aos que a utilizam.
- O plano das quadras foi acrescido de novas quadras que não estavam no original deixando a estrutura pensada por Lúcio Costa sobrecarregados.
- Sistema de comércio ineficiente em umas superquadras, superlotados em outras e abandonado em alguns.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com