Pré moldados - perguntas mais comuns
Por: Thalita Montanari • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 1.930 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
- Por que usar concreto pré-moldado em edificações?
Resposta: O uso de concreto pré-moldado em edificações está amplamente relacionado à uma forma de construir econômica, durável, estruturalmente segura e com versatilidade arquitetônica.
- Quais as vantagens comparativas entre a construção tradicional e os sistemas pré-fabricados?
Resposta: Produtos feitos na fábrica; Uso otimizado de materiais; Menor tempo de construção; Qualidade; Eficiência estrutural; Flexibilidade no uso; Material resistente ao fogo; Construção menos agressiva ao meio ambiente.
- Cite alguns princípios básicos que deverão ser levados em consideração em projeto quando tratamos de pré-moldados.
Resposta: Devem considerar as possibilidades, as restrições e vantagens da utilização do concreto pré-moldado, seus detalhes, produção, transporte, montagem e estados de serviço antes de completar o projeto da estrutura pré-moldada. É muito importante a organização da equipe de projeto e a definição das rotinas de projeto.
- Qual é o fator principal da influencia da modulação/padronização na utilização de pré-moldados?
Resposta: A modulação é um fator econômico muito importante no projeto e construção de edifícios, tanto para o trabalho estrutural como para o acabamento. Em pré-fabricação, isso é ainda mais marcante, especialmente em relação à padronização e economia na produção e execução.
- Descreva os cuidados com as tolerâncias dimensionais na modulação.
Resposta: As tolerâncias totais têm: a produção, dentro dela dimensional, alinhamento e forma; Marcação tem posicionamento e alignment; Montagem tem alinhamento e posicionamento.
- Cite três sistemas estruturais mais comuns em pré-moldados.
Resposta:
- Estruturas aporticadas, consistindo de pilares e vigas de fechamento, que são utilizadas para construções industriais, armazéns, construções comerciais, etc.
- Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e com um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas. As estruturas em esqueletos são utilizadas principalmente para construções de escritórios, escolas, hospitais, estacionamentos, etc.
- Estruturas para pisos, consistindo de vários tipos de elementos de laje montados para formar uma estrutura do piso capaz de distribuir a carga concentrada e transferir as forças horizontais para os sistemas de contraventamento. Os pisos pré-moldados são muito usados em conjunto com todos os tipos de sistemas construtivos e materiais
- No caso da utilização de pré-moldados em hotéis e hospitais, quais os cuidados estruturais que deverão ser utilizados?
Resposta: As edificações para hotéis e hospitais possuem, geralmente, grandes dimensões em planta, podendo ter vários pavimentos. Por esta razão, admitir a utilização de sistemas mais industrializados como sistemas estruturais com traves planas e sistemas estruturais em paredes portantes. Os vãos para os pisos são grandes e a sobrecarga também. Neste caso, é indicado o uso de laje alveolar ou elementos de laje com nervuras. Os sistemas de fechamento para as fachadas são equivalentes aos utilizados nos edifícios para escritórios.
- Quando devemos utilizar estruturas pré-moldadas contraventadas?
Resposta: Onde a resistência contra ações horizontais é conseguida pela ação de paredes transversais de cisalhamento, por caixas de elevadores e núcleos centrais. Outros elementos da estrutura pré-moldada são estabilizados na direção horizontal pelos componentes de estabilização (como pelo efeito de diafragma das lajes de piso). O conceito total para estabilidade horizontal assegura que as ações horizontais atuantes em qualquer ponto da estrutura sejam transferidas para os componentes de estabilização e, depois para as fundações.
- Descreva três itens que deverão ser levados em consideração no papel das ligações em pré-moldados.
Resposta: Conectar elementos à estrutura de apoio; Garantir o comportamento global pretendido para os subsistemas pré-moldados, como a ação de diafragma nos subsistemas de pisos, ação de contraventamento em paredes compostas por elementos de painéis, etc..; Transferir forças do seu ponto de aplicação para um subsistema de estabilização, como um núcleo ou parede de contraventamento.
- Qual a principal característica das estruturas pré-moldadas em esqueleto?
Resposta: As estruturas de esqueleto em concreto pré-moldado consistem de um conjunto de elementos de viga e pilar, interligados de forma racional entre si para compor um sistema estrutural que seja capaz de suportar e transferir as ações verticais e horizontais dos pavimentos e fachadas para as fundações.
- Cite três tipos principais de elementos pré-moldados para pisos e coberturas.
Resposta: Pisos com lajes alveolares em concreto protendido ou concreto armado; Pisos com painéis nervurados protendidos; Pisos formados por lajes maciças.
- As escadas pré-fabricadas de concreto são produtos interessantes, por qual razão? E quais são os tipos de escadas empregadas?
Resposta: As escadas pré-fabricadas de concreto são produtos muito interessantes por causa da qualidade de acabamento e do custo razoável. A primeira categoria compreende as escadas retas; A segunda categoria compreende escadas monobloco.
- Cite três tipos de ligações em pisos e concreto pré-fabricado.
Resposta: Ligações nos apoios; Ligações nas juntas longitudinais; Ligações laterais nas bordas não apoiadas dos pisos.
...