Processos Gerenciais: Empreendedorismo e Plano de Negócio
Por: cfmmoura • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 6.347 Palavras (26 Páginas) • 544 Visualizações
Empreendedorismo e Plano de Negócio
Aula 1 – 15/02/2016
Definições:
Objetivos da aula: Definir, contextualizar e conhecer o termo empreendedorismo. Estudar a importância do tema, desvendar o perfil do empreendedor e o processo de empreender. Palavras-chaves: perspectiva histórica, perfil e processo empreendedor, intraempreendedorismo.
Origem
EMPREENDEDORISMO é uma palavra de origem francesa “Entrepreneur” - e se refere aquele que assume riscos e começa algo novo. (Pessoas que estão aptas a assumir o rosco, buscar novos horizontes, buscar algo novo para empreender, para difundir na região onde está inserido, o empreendedorismo move o mundo) Cantillon, Jean Batiste-Say, Schumpeter.
Século XVII
- Richard Cantillon atribui o termo “empreendedorismo” para aquele que assume riscos.
- O capitalista é aquele que fornece o capital.
(Nessa época o empreendedorismo funcionava, os visionários dessa época eram as grandes escunas, as grandes navegações, descobrir algo novo, rota nova para desvendar e buscar novos horizontes, novos produtos, novos comércio. O capitalista era a pessoa que financiava esses visionários. Essas navegações eram financiadas pelo Estado)
Século XVIII
- Com a industrialização(foi super importante para essa época) a diferenciação entre o capitalista e o empreendedor torna-se maior.
Torna-se maior porque: as indústrias começaram a se tornar maior, começou a gerar mais divisas. Foi onde começou o processo de padronização a produção em massa, as indústrias começaram a desenvolver e crescer.
Século XX
- Empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores.
Mais complexos de nos entendermos os quais eram os empreendedores. Confundidos com os gerentes ou administradores. Os gerentes eram que levavam a ideia nova a frente, conduziam essas idéias.
A revolução do empreendedorismo
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o Século XXI mais do que a revolução industrial foi para o Século XX.” (TIMMONS, 1990) Nessa época tinha as grandes indústria.
O que é empreendedorismo: Buscando processos inovadores, buscar recursos, usando principalmente a diminuição de custo e novos horizontes.
“Uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando a diminuição de custos ou melhoria de resultados”. (Dornelas, 2005)
Para Shane e Venkataraman (2006):
- É entender como surgem as oportunidades de se criar algo novo; Entender onde e como surgem e consegue enxergar essas oportunidades antes dos outros.
- Como são estas descobertas por indivíduos específicos que usam meios diversos para explorar ou desenvolver estas coisas novas ; Como se dá esse processo vai se aprimorando como surgir uma idéia até um negócio.
O ato de empreender está relacionado a:
- Identificação, análise e implementação de oportunidades de negócios;
- Tem como foco a inovação e criação de valor; Criar valor ao seu produto, criar novas oportunidades de negócios e esse negócio criarem valor. O que é criar valor? È você agregar valor ao produto que você está desenvolvendo, valor da marca que tem para seu consumidor, quanto e como que a sociedade olha o seu produto.
Pode ocorrer através da criação de novas empresas ou também em empresas já estabelecidas. O empreendedorismo não corre só em novos negócios pode empreender numa empresa já estabelecida ou empreendedores podem adquirir uma empresa já estabelecida e ter novas idéias
“O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização” (Dornelas, 2005) O empreendedor está treinado a antecipar, prever o que acontecerá lá na frente.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” (Schumpeter, 1984) Buscar novas alternativas na organização. Vantagem competitiva, a inovação era constnate no sucesso do empreendedor, o empreendedor é aquele que inova sempre. A exploração de novos recursos materiais pode ser também dentro das empresas. Destroi um conceito para uma concepção de um novo concerto.
O que é ser empreendedor? (gráfico página 3)
Quando a pessoa tem inovação e criatividade, porém só inovação é criatividade ele é um inventor. Habilidades gerenciais é aquele que tem o conhecimento daquela atividade, quando a pessoa tem uma habilidade muito grande ela se torna gerente, administrador. Quando a pessoa é empreendedora: quando ela consegue unir o inventor e o gerente administrador para empreender algo.
MITOS SOBRE O EMPREENDEDORISMO
MITO 1: EMPREENDEDORES SÃO NATOS
ALGUNS EMPREENDEDORES NASCEM COM UM CERTO NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, MAS NORMALMENTE EMPREENDEDORES DE SUCESSO ACUMULAM RELEVANTES HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS E FORMAM REDES DE RELACIONAMENTO COM O PASSAR DOS ANOS. Nascem como uma crta predisposição, qualquer um pode ser empreendedor. Rede de relacionamento ou networking (é a rede de relacionamentos que nós temos) é muito importante.
MITO 2: EMPREENDEDORES SÃO JOGADORES
A VERDADE É QUE EVITAM RISCOS DESNECESSÁRIOS, TOMAM RISCOS CALCULADOS, E COMPARTILHAM O RISCO. O empreendedor ele estuda, analisa, ele prvê, ele busca oportunidades muito bem calculada. Os empreendedores não são jogadores, calculam muito bem os riscos que eles tem, evitam riscos desnecessários.
MITO 3: EMPREENDEDORES SÃO SOLITÁRIOS (não são solitários)
A VERDADE É QUE SÃO ÓTIMOS LÍDERES, SABEM CRIAR UMA EQUIPE, E DESENVOLVEM RELACIONAMENTOS E PARCERIAS. Ótimos líderes são aquelas pessoas que conseguem juntar, angariar outras pessoas ao seu redor e prover novas necessidades para sua empresa.
...