RELATÓRIO: CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS
Por: Naralrocha • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1]
ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO:
CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS
SALVADOR-BAHIA
2018
Nara Rocha
RELATÓRIO:
CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL E URBANO DA RMS
Trabalho apresentado como critério
de avaliação da disciplina
Planejamento Urbano e Regional,
do curso de Arquitetura e Urbanismo,
Turno: Noturno.
Orientadora: Prof.ª. Ângela Magalhães
SALVADOR-BAHIA
2018
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Mapa da Região Metropolitana de salvador
Figura 2 – Mapa da malha viária da região metropolitanapios
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO............................................................................................... 05
2. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 06
3. REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR................................................... 07
3.1 LOCALIZAÇÃO DA RMS................................................................................. 07
3.2 ÁREA, LOCALIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA..................................................................................................... 08
3.3 DESENHO DA MALHA VIÁRIA REGIONAL.................................................. 09
3.4 PIB..................................................................................................................... 11
3.5 IDH.................................................................................................................... 12
4. CONCLUSÃO............................................................................................... 13
APRESENTAÇÃO
O conteúdo apresentado neste material tem por objetivo levantar e analisar dados referentes a configuração ambiental e socioeconômica da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A elaboração e estudo do mapa de "Configuração da Região Metropolitana de Salvador", traduz, a partir da identificação, quantificação e qualificação de dados, bem como a análise crítica destas diretrizes, a caracterização física e espacial da RMS e das potencialidades e problemáticas, as quais estão relacionadas, tais como mobilidade, infraestrutura e afins.
A análise aqui realizada, por fim, permite a leitura da composição da Região Metropolitana de Salvador, assim como, o contexto e inter-relações, resultantes de sua urbanização. Compreende ainda, a forma como se dá a ocupação e apropriação do território, as condicionantes, as quais direcionaram, de forma singular, o desenvolvimento econômico e social de cada município, acentuando aspectos que favoreçam o vínculo entre estes, tal como aspectos em que são autossuficientes.
O estudo, portanto, simula a prática do planejamento urbano, onde realiza-se a partir da metodologia, explanada anteriormente, um diagnóstico da configuração de determinada região e das condições que contribuíram para sua formação, para então propor diretrizes e projetos que contribuam no desenvolvimento e melhor estruturação da região.
- INTRODUÇÃO
O presente estudo sobre a configuração ambiental e socioeconômica da Região Metropolitana de Salvador – RMS possibilitou uma leitura da composição dessa região, fazendo perceber o contexto e as inter-relações resultantes de sua urbanização.
Para tanto, foi necessário a organização dos dados coletados, a análise crítica destes (identificando, quantificando e qualificando), a caracterização física e espacial da Região Metropolitana de Salvador, suas potencialidades e dificuldades no qual pôde-se identificar como a mobilidade, infraestrutura, entre outros.
- REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (RMS)
2.1 Localização da RMS
Localizada na borda da orla do Atlântico Sul no Leste do estado da Bahia, a RMS (Região Metropolitana de Salvador), ocupa a 8ª posição das regiões mais populosas do país, e a sua metrópole (Salvador) ocupa o 4° lugar.
Os portos de Salvador e de Aratu que giram as atividades econômicas que são produzidas na RMS. As atividades industriais, como o Polo Industrial de Camaçari ficam na região norte do local.
A metrópole tem cerca de 2.780.109 km de extensão, enquanto a RMS tem 4.375.123 km² contando com uma ampla área de litoral, mata atlântica, manguezal, dunas, bacias hidrográficas e rios como Rio Joanes, Jaguaribe, Paraguaçu etc. A Região Metropolitana de Salvador tem uma área total de 2.837.113 Km², sendo em média cerca de 335.70 Km² por município.
Figura 1: Mapa da Região Metropolitana de Salvador
[pic 2]
Fonte: Gerado pelo “baixar mapas região metropolitana de Salvador”
2.2 Área, população e densidade demográfica
De acordo com o censo do IBGE de 2010, a região da RMS (Região Metropolitana de Salvador) a população da Metrópole (Salvador), é de 2.675.656 pessoas, com densidade demográfica de 3.859.44 hab/km², desta forma entendemos que é uma região superpovoada.
Em 2000 somando toda população da RMS temos um total de 3.021.572, já em 2010 o somatório do censo resultou em 3.573.973, este crescimento é proveniente do aumento dos campos industriais e da economia que vem melhorando ao longo dos anos. Os municípios que fazem parte da RMS: Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, *Mata de São João, *Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, *São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz (*de acordo com a configuração territorial de 01 de agosto de 2012).
...