RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Por: Thais Jardim • 29/9/2017 • Relatório de pesquisa • 380 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Visita Técnica: Técnicas Construtivas II – Estudo sobre Fundações
Descrição da atividade
Este trabalho consistiu em uma série de pesquisas mostrando alguns aspectos de essencial importância que constituem um canteiro de obras, abordando desde o início de um projeto, e aprofundando-se na instalação do canteiro, propriamente dito.
As normas regulamentadoras, por exemplo, dão um direcionamento para o desenvolvimento das ações e obrigações das empresas, em especial as ações relativas às medidas de prevenção, controle e eliminação de riscos, inerentes ao trabalho e à proteção da saúde do trabalhador. A Norma regulamentadora 18 teve destaque nesta pesquisa, pois apresenta os principais aspectos de instalações provisórias que são necessárias dentro do Canteiro.
Análise crítica dos resultados:
No estudo teórico em grupo, foi pesquisada a organização do canteiro, as instalações e elementos presentes nele, algumas das ferramentas utilizadas e processos nele realizados , bem como as normas estabelecidas, que dizem respeito principalmente à segurança do trabalhador. Na sequência, visitamos uma obra de um galpão industrial na cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, com intuito de verificar se havia uma compatibilidade com o que pesquisamos.
Após a análise do estudo realizado previamente sobre o canteiro de obras e da visita à obra, notamos uma grande diferença entre nossa pesquisa teórica de como deveria ser um canteiro, e a nossa pesquisa de campo. Embora a organização do canteiro fosse basicamente a mesma, contendo os mesmos elementos estudados, observamos que grande parte das normas instituídas para a construção civil não haviam sido postas em prática no canteiro. Dentre os aspectos que mais nos chamaram a atenção estavam a falta de EPI’s e EPC’s básicos - os funcionários sequer utilizavam capacetes - e as más condições das instalações.
Foi concluído que esse distanciamento entre o teórico e a prática se deve a certa negligência dos responsáveis técnicos, somados à falta de fiscalização das obras ou omissão por parte das autoridades, especialmente se tratando de uma obra particular e mais afastada do centro urbano, e, fica claro, que isso com certeza é apenas um exemplo entre muitos que ocorrem de fato. Esta falta de cuidado pode acarretar consequências muito mais sérias para o proprietário e arquitetos das obras, podendo ser relacionadas com a estrutura ou com a própria saúde dos trabalhadores.
...