TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Filme Narradores de Javé

Por:   •  5/11/2017  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  2.219 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI DISCIPLINA P. I. - ARQUITETURA E PATRIMÔNIO PROFESSORA: PATRICIA MENDES DOS SANTOS[pic 1]

TUMA: MANHÃ         8° PERÍODO

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME: NARRADORES DE JAVÉ

ALUNA: EULA SILVA SANTOS

28 OUTUBRO DE 2017

TERSINA-PI

RESENHA CRÍTICA

Narradores de Javé, um filme brasileiro do ano de 2003, seguindo o gênero drama, por direção da cineasta Eliane Caffé, narra a história que se passa em um vilarejo chamado de Vale do Javé, no interior do sertão baiano, que está preste a ser inundada devido a construção de uma hidrelétrica, o cotidiano até então tranquilo do vilarejo se abala com tal notícia.

Deparados com este problema, são orientados por um dos habitantes e decidem construir um livro que narra as histórias dos habitantes e fundação da localidade pela figura representado por Idaléscio, pois através deste documentos poderiam comprovar que a localidade possui um valor histórico culturalmente a ser preservado, com esta necessidade de registrar por escrito o que até então só era narrado os fatos entre os moradores, podemos observar o quão se faz de suma importância de tal registro para a preservação de uma história

Com uma população quase toda analfabeta, os moradores acabam recorrendo a um antigo funcionário dos correios Antônio Biá, que havia sido banido pelo vilarejo por forjar cartas caluniosas sobre os próprios moradores, com o intuito de evitar que o posto dos correios onde trabalhava fechasse e perdesse o emprego, já que não havia movimentação no local, logo então Biá ver uma oportunidade de se redimir com a população.

Antônio Biá inicialmente procura ouvir os mais velhos e todos que pudessem contribuir para o desenvolvimento do livro, o mesmo também denominado pelos habitantes como “livro da salvação”. Após ouvir muitas pessoas Biá chega a uma conclusão que as informações se divergem, e o mesmo não poderia copilar todas as informações, se inicia uma problemática disputa entre a história oficial e a história oral, várias versões são relatas, como se cada narrador projetasse suas próprias características ao herói e fundador de Javé.

Diante de fatos fantasiosos e uma buscar da realidade para a composição do livro, com a necessidade de produzir algo verídico e que convencesse, para salvar o vilarejo, Biá entrega um livro em branco para a população, é acuado na rua pelo povo, recua andando de costas

Desde os primórdios da história da humanidade, o povo sempre viveu no boca a boca, sem documentar ou arquivar, as crenças e histórias, eram passadas de geração para geração, revivendo as memórias do passado. Vale destacar que foram através da oralidade e posteriormente escrituras, que temos acesso história de diversas populações, culturas e heróis do passado. Desta forma, a tradição oral ligada com a escrita fortalece a ponte entre os seres humanos, sendo repassados conhecimentos e modo de vida.

Os valores simbólicos são aqueles que atribuem ou reforçam os significados dos objetos matérias. São valores que dependem da cultura, passada e presente e das relações de uma comunidade. Os valores simbólicos assumem várias formas como artísticos e religiosos, os de poder, os de riqueza e os de status social. (ZANCHETI, 2004, p. 3).

Observa-se também que o filme aborda a grande diversidade existentes de cultura etnias, crenças, saberes, partes que fazem essa composição de como é a nossa sociedade, e retrata a dimensão de como se faz de suma importância a documentação da história como patrimônio, seja ele material ou imaterial. Também aborda a existências da exclusão de classes que são menosprezadas mas que também contribuíram para a história e desenvolvimento de um povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com