Resenha El clima como factor modificante
Por: ppp3161 • 4/10/2018 • Resenha • 531 Palavras (3 Páginas) • 891 Visualizações
NOME: PAULA SAYURI YAMAMOTO 31744389
- BIBLIOGRAFIA: GONÇALVES, Joana Carla Soares; VIANNA, Nelson Solano. Capítulo 2 - Arquitetura e Clima in Iluminação e Arquitetura.Ed. Geros Arquitetura, São Paulo, 2007.
- 5 palavras chaves: Homem, Clima, Arquitetura, Radiação e Conforto.
- Resumo:
Para o desenvolver um projeto arquitetônico com o máximo de aproveitamento da radiação solar, é necessário considerar as condições micro e macro climáticas da região de implantação. É determinante de todos os fenômenos climáticos da terra, e por isso deve ser estudada em todos os casos para que nos aproximemos de uma vida mais digna e humana, sem lutar contra a natureza. Ela determina o aquecimento da atmosfera ao redor do homem, e através da evaporação da agua, determina a pressão atmosférica que influencia na formação de chuva e ventos.
Deve-se seguir os 3 passos para a efetuação de um projeto: conhecimento do clima, analise das exigências humana, e equilibro entre os dois primeiros passos.
A luz natural deve ser recebida de maneira adequada a cada tipo de clica e local, pois ao redor do mundo, ela varia muito.
Deve-se considerar a qualidade do ar local, pois a poluição reduz a quantidade de luz recebida. Da mesma forma, deve-se considerar as condições típicas de ceu da área de implantação.
- Citações: 5 frases mais significativas
“A Arquitetura como uma tentativa de dar à habitação do homem as melhores condições para tal, respeitando as características físicas e climáticas do lugar onde se encontra, protegendo-o das condições naturais mais desfavoráveis, dos excessos de chuva, sol, ventos, frio e umidade.” (p. 11)
“Podemos imediatamente detectar nessa relação fundamental um contato íntimo com três das subáreas que compõem a área do Conforto Ambiental: Iluminação, Conforto Térmico e Ventilação Natural.” (p. 13)
“Para que as condições de conforto sejam atingidas, a construção tem de oferecer ambientes favoráveis do ponto de vista do controle da radiação solar, umidade, temperaturas dos ar e ventilação.” (p.14)
“Uma incorreta adequação da arquitetura ao clima sob o ponto de vista das soluções construtivas, faz com que, na quase totalidade dos casos, qualquer alteração necessária seja economicamente mais custosa. “ (p.14)
“Enfocando as características físicas de densas áreas urbanas, divisões rígidas e padronizadas de loteamentos e traçados urbanos, que raramente consideram a orientação solar e o direcionamento dos ventos (agentes de importante definições dos microclimas junto aos edifícios), restam poucas alternativas e flexibilidade para a implantação do projeto.” (p. 23)
- Ideação
O homem, o clima e a arquitetura são um conjunto, que mantém uma relação de equilíbrio que favorece a vida humana, econômica e geográfica de onde se insere.
- Conclusão
A tríade homem-clima-arquitetura constitui um elo fundamental para a arquitetura: “A arquitetura como forma de dar à habitação do homem melhores condições para tal, respeitando as características físicas e climáticas do local onde se encontra, protegendo-o das condições naturais mais desfavoráveis, dos excessos de chuva, sol, ventos, frio e umidade.”
É preferível adequar-se ao meio a enfrentá-lo. As tecnologias devem...
- Considerações finais
O texto tem bons exemplos que ilustram muito bem as ideais do textos.
...