Resenha Sistemas Estruturais
Por: ArianeSAmador • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
CENTRO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB
Arquitetura e Urbanismo – Sistemas estruturais III
Aluna: Ariane da Silva Amador RA: 21496543
RESENHA 1
Castro Junior, Francisco Afonso de. Além de L sobre 10: diretrizes para o lançamento estrutural arquitetônico, Brasilia, 2014.
O presente texto tem por objetivo reforçar o caráter complementar do ensino e da prática das profissões de arquitetura e engenharia ressaltando a problemática do descaso do ensino e das grades curriculares no Brasil.
A arquitetura e engenharia eram estritamente associadas na maior parte do tempo. Principalmente na Renascença, em que profissionais generalistas dominavam saberes da arte, da arquitetura e da engenharia, dentre outros. O processo de separação, inicia-se com o advento da revolução industrial e a consolidação do método como modelo da produção científica, fase em que o engenheiro obteve importante papel no desenvolvimento das novas tecnologias mecânicas e construtivas. Já os arquitetos tiveram papel de destaque no início do século XX até a década de 70, pela urgente necessidade de reconstrução das sociedades com o modernismo. Essa pequena parte da história mostra que com o passar do tempo essas duas profissões assumiam papéis e características diferentes de acordo com o período. Isso tornou necessária a regulamentação de cada profissão assegurando a hierarquia do arquiteto como projetista e da importância do ensino através das faculdades e universidades.
Mas o capitalismo e a competitividade do mercado afeta diretamente o meio acadêmico e as grades curriculares das faculdades transformando a relação harmoniosa entre arquitetos e engenheiros em relacionamentos baseados predominantemente em interesses financeiros. Esse novo momento tem necessitado de mão de obra especializada cada vez mais, deixando de lado a multidisciplinaridade. Nos cursos de arquitetura pelo Brasil isso afeta principalmente a oferta de disciplinas de cálculo estrutural e outras disciplinas pertencentes ao curso de Engenharia Civil deflagrando a qualidade do ensino.
No entanto uma vez que a arquitetura e a estrutura nascem juntas algumas instituições têm investido na oferta de ensino da junção dessas duas áreas, mostrando que elas são indissociáveis.
...