Resenha de Livro Sheraton Rio Hotel
Por: ElianeFO • 3/6/2020 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Sheraton Rio Hotel:
O edifício foi projetado pelo arquiteto Ephim Mindlin e o paisagismo por Burle Marx, construído entre 1968 a 1971, ele ocupa grande parte da estreita praia do Vidigal implantado ao íngreme penhasco da avenida Oscar Niemeyer. A obra foi pensada de forma a amenizar o impacto de 50 mil metros do programa e ocupar um solo rochoso tirando partido da privilegiada vista para o mar e da cidade.
O programa foi resolvido em dois grandes volumes, sendo um com 6 pavimentos, que preenche o vazio entre o paredão de rochas e a fachada da lâmina dos 110 quartos voltados para o mar.
Os espaços que não necessitam de contato visual direto, como: cozinha, estacionamento, centro de convenções e boate, ficaram na porção menos visível do edifício, abaixo da esplanada de acesso, que pela formato e continuidade expande a estreita avenida Oscar Niemeyer e interliga acesso rua ao nível da praia.
Esplanada de acesso principal, com praça e amplo local de circulação e acesso para o estacionamento nos pavimentos inferiores.
Detalhe do interior do edifício, onde no "miolo" está o estacionamento e áreas operacionais, e na face voltada para o exterior contém mais quartos com vista para o mar.
A base do edifício foi concebida como uma extensão da encosta natural, essa idéia é reforçada pelo uso de estrutura aparente de concreto natural. Acima desta estão também toda a área de lazer, com piscina e quadras esportivas.
E por fim, o texto finaliza ressaltando que essas características do edifício superam a imagem tradicional do tipo hoteleiro: "Tal operação cujos meios e envergadura subvertem a tradicional imagem da arquitetura citadina consegue fazer com que se transcenda também a figura do tipo hoteleiro, convencionalmente palaciano, sedimentado no substrato geológico, os múltiplos extratos de atividade. "
...