TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO EXPANDIDO

É um texto básico que tem por finalidade difundir as ideias contidas em um artigo, livro, teses, etc., por meio de uma composição estruturada que se fragmenta em: Introdução, Metodologia, Fundamentação Teórica ou Discussões e Considerações Finais.

ELEMENTOS DE UM RESUMO EXPANDIDO

INTRODUÇÃO: Deve ser conceituado o objeto de estudo, de modo se fazer uma apresentação geral do trabalho. Pode conter uma ou duas citações indiretas. Feito isso, apontar:

  • A PROBLEMÁTICA que deve ser apresentada e consequentemente, contextualizar o PROBLEMA;
  • A JUSTIFICATIVA, o porquê de ter se escolhido este tema;

OBJETIVOS: Quais os objetivos estabelecidos que constituem a finalidade deste estudo, ou seja, qual a meta que se pretende atingir com a construção deste artigo?

HIPÓTESES: Se faz uma série de questionamentos com base em outros estudos já publicados (caso haja).

METODOLOGIA: Descrever quais os tipos de pesquisas envolvidos na construção deste trabalho.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA/ANÁLISES E DISCUSSÕES: A denominação dependerá do tipo da pesquisa feita. Quando se tratar de um projeto que ainda não tenha sido aplicado, e que faz uso de pesquisas quantitativas, utiliza-se análises e discussões. Já a fundamentação teórica consiste em:

[...] revisão de textos, artigos, livros, periódicos, enfim, todo o material pertinente à revisão da literatura que será utilizada quando da redação do trabalho. É o momento de ler, selecionar, interpretar e discutir o material da pesquisa. A fundamentação teórica consiste em embasar por meio das ideias de outros autores aspectos teóricos de sua pesquisa (PORTAL EDUCAÇÃO).

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Deve conter os resultados da pesquisa os resultados esperados (em caso de projeto) com a elaboração deste estudo não deve conter citações.

REFERENCIAS: Inserir as principais referências bibliográficas utilizadas na construção desta pesquisa.

Exemplo de um resumo expandido:

ANÁLISE DA CITOLOGIA DE ESCARRO EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE PULMONAR, NO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Gregório Wrublevski Pereira[1]; Volnei David Pereira[2]∗∗

Dra. Rosemeri Maurici da Silva (orientadora)[3]∗∗∗

PALAVRAS-CHAVE

Citologia de escarro. Tuberculose. HIV.

INTRODUÇÃO

A tuberculose (TB) é uma das doenças transmissíveis mais antigas do mundo, sendo que nenhum outro mal incitou tantos estudiosos, entre médicos, juristas, administradores públicos, religiosos, escritores de ficção, artistas e pesquisadores em geral. A TB é considerada uma infecção microbacteriana crônica – causada belo Bacilo de Koch – caracterizada pela presença de granulomas nos tecidos acometidos, assim como por hipersensibilidade mediada por células. Apesar de o principal órgão acometido ser o pulmão, é considerada uma doença sistêmica que pode cursar com a morte. A lesão granulomatosa é característica da TB, sendo o granuloma constituído por células gigantes, derivadas dos macrófagos, e por linfócitos T, e ao centro do granuloma maduro, observam-se células epitelióides e células gigantes de Langerhan’s e, em seu envoltório, linfócitos T. A TB é a doença mais prevalente em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), acelerando a progressão do HIV para doença, sendo o contrário também verdadeiro, ocasionando uma taxa de morbimotalidade elevada.

OBJETIVOS

O objetivo do presente estudo foi avaliar os achados citológicos em pacientes com tuberculose pulmonar, associada ou não ao HIV, atendidos nos centro de atendimento especializado em saúde de Tubarão e Criciúma.

MÉTODOS

Participaram do estudo 31 indivíduos portadores de TB pulmonar, atendidos nos Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES) de Tubarão ou Criciúma, entre Junho 2010 e maio 2011. Incluiu-se todos os portadores de TB pulmonar, maiores de 18 anos, que iniciaram a terapêutica no máximo por 15 dias, e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram excluídos aqueles que não puderam – independente do motivo - produzir escarro espontâneo para coleta, ou que fossem portadores de alguma comorbidade pulmonar - aguda ou crônica. Realizou-se a coleta de uma amostra espontânea de escarro, de 5 ml, através de esforço da tosse, em um pote plástico descartável, transparente, limpo, de boca larga, com tampa de rosca e capacidade de cerca de 50 ml. Após a coleta, a amostra foi levada ao serviço de citopatologia, dentro de um prazo de 2 horas. A amostra foi homogeneizada e, posteriormente, dividida em 3 porções para 3 protocolos de colorações diferentes: Papanicolau, Romanowsky e Ziehl-Nielsen (ZN). A técnica de leitura adotada das lâminas foi a de Turret (barra grega). A análise estatística foi realizada com auxílio do programa SPSS 16.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina sob protocolo nº 10.411.4.01.III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (382.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com