TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Uma Introdução a Arquitetura

Por:   •  19/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNTESE “UMA INTRODUÇÃO À ARQUITETURA”

SÍLVIO COLIN

O autor aborda alguns significados de arquitetura, em diferentes ramos, sendo a primeira delas uma tradução literal do grego, na qual arquitetura significa “grande carpinteiro”, desconsiderando as mudanças culturais que foram surgindo com o tempo. Além disso, arquitetura é uma profissão, que aborda os ramos técnico, humanitário e representação e composição de projetos, é um produto cultural, que nos permite descobrir os antepassados, rotinas, e conhecimentos da antiguidade, é considerada arte, desde que siga critérios de excelência estética, como a produção por um arquiteto que tenha conhecimentos, sensibilidade e talento sobre o assunto, e vale ressaltar que arte não é considerada apenas em edifícios considerados obras-primas, como catedrais e basílicas gregas, ou mesmo obras modernas do Oscar Niemeyer.

Para tratar um edifício como arte, é necessário, além de requisitos técnicos, que a construção toque na sensibilidade dos indivíduos, gerando a contemplação da sua forma e dos seus detalhes. A arquitetura é única quando se trata de percepções sensíveis, mas possui ligação com a pintura e a escultura, por exemplo, por usar técnicas semelhantes, como luz e sombra, texturas etc.

Um dos legados da revolução industrial é a diferenciação entre técnica e belo, já que na antiguidade eram considerados a mesma coisa, como a tradução do latim nos mostra. Pois é justamente a técnica o diferencial da arquitetura, pois pensa-se primeiro na estrutura, utilizando técnica, para depois pensar na expressão do edifício, que remete ao belo, enquanto na dança e na pintura, por exemplo, a técnica é algo secundário. Além da técnica, a função pratica do edifício também antecede a função estética e a função estrutural, já que a função pode afetar sua forma, e como qualquer outro tipo de arte, a arquitetura possui diversas funções, especificas ou genéricas.

Não só a técnica e a função diferenciam a arquitetura das outras artes. A terceira diferença está na presença obrigatória nos indivíduos. Não se pode evitar um edifício quando ele se localiza nas ruas ao invés de salas de concreto como as tradicionais exposições de arte, que possuem seu público específico. O público da arquitetura são todos os indivíduos que habitam aquela cidade. Por fazer parte do cotidiano, exige-se um esforço para que a arquitetura se distancie da arte, tendo que ser descoberta como uma.

Os dez livros, escrito no início do império romano, por Vitrúvio, é o primeiro registro exclusivamente sobre arquitetura na história, e é importante não só documentalmente, mas também para destruir a ideia de que arquitetura possui uma definição específica, e sim possui categorias de definições, sendo as mais famosas o significado e significante e a solidez, utilidade e beleza. Vitrúvio afirma que possui dois pontos: o significado e o que significa a edificação. Além disso, a edificação deve atender aos três critérios: solidez (relacionado a estrutura), a utilidade (funções físicas e psicológicas que atendam os usuários) e a beleza (estética).

As estruturas na arquitetura devem conter solidez e serem resistentes, e para isso, a natureza fornece três materiais principais: a madeira, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com