TEMA: REALIDADE - CONSTRUÇÃO DA VERDADE
Por: Jussiara Caldeira Soares • 6/3/2017 • Seminário • 2.106 Palavras (9 Páginas) • 267 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
FILOSOFIA
OS FILÓSOFOS E AS QUESTÕES HUMANAS
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
TEMA: REALIDADE - CONSTRUÇÃO DA VERDADE
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO___________________________________________04
- DOCUMENTÁRIO: LIXO EXTRAORDINÁRIO – A BUSCA PELA DIGNIDADE E PELA CIDADANIA__________________________05
- O ARTISTA: Vik Muniz_________________________________________ 05
- O LOCAL: Jardim Gramacho_____________________________________ 05
- OS CATADORES________________________________________________05
- O PROJETO____________________________________________________06
- EFEITO DO PROJETO NOS CATADORES___________________ 06
- RESULTADO DO PROJETO____________________________06 / 07
1
- ÉTICA A NICÔMACO – FELICIDADE_______________________08
- RELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TEXTO_________09
- CONCLUSÃO____________________________________________ 10
- ANEXOS_________________________________________________11
- REFERÊNCIAS___________________________________________17
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o filme Lixo Extraordinário e o texto: Aristóteles -Ética a Nicômaco LIVRO I-Felicidade, visando destacar a importância da realidade para a construção da verdade. O assunto abordado é a felicidade, tendo por embasamento teórico o texto e a vivência na pratica do artista Vik Muniz, que se deparou com o improvável, percebendo que as pessoas são capazes de serem felizes em sua realidade sem o mínimo de estrutura. O trabalho apresentará um resumo sobre felicidade, a história do documentário e a relação entre eles.
- DOCUMENTÁRIO: LIXO EXTRAORDINÁRIO – A BUSCA PELA DIGNIDADE E PELA CIDADANIA
- O ARTISTA: Vik Muniz
Brasileiro e reconhecido mundialmente. Já foi pobre e vive num bairro de classe baixa em São Paulo. Por causa de um acidente recebeu uma indenização e com o dinheiro conseguiu ir para os Estados Unidos, onde começou com trabalhos simples e conseguiu sucesso com suas obras artísticas. É reconhecido por incorporar objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas. (VIDE ANEXO 01)
- O LOCAL: Jardim Gramacho
É o maior aterro do mundo (VIDE ANEXO 02), setenta por cento do lixo do Rio de Janeiro é recebido no local (VIDE ANEXO 03). Os catadores retiram 200 toneladas por dia de material reciclável. (Isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva). São enormes as dimensões do aterro e a quantidade de lixo (VIDE ANEXO 04). Todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com inúmeros urubus. O aterro do Gramacho era mesmo um lixão com falta de procedimentos de segurança e proteção ambiental, diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contra contaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano. As condições de trabalho dos catadores são desprezíveis, possuem contato direto com os diversos resíduos, estando expostos a altos riscos de contaminações a diversos tipos de doenças.
- OS CATADORES
A história de vida de cada pessoa do aterro impressiona pela emoção transmitida nos depoimentos. O fator humano lá é belo, não eram pessoas rudes e viciadas como o artista achou que fosse encontrar lá. “Não se via pessoas deprimidas. Pareciam orgulhosas do que faziam. Havia sorrisos e pessoas brincando umas com as outras.”
- O PROJETO
A intensão de Vik é transformar material em ideias. “O que quero ser capaz de fazer é mudar a vida de um grupo de pessoas com o mesmo material que elas lidam todos os dias.” O projeto com a arte e a questão social tira as pessoas, nem que seja por poucos minutos do lugar onde estão e mostra-lhes outro mundo, outro lugar mesmo que seja um lugar onde possam ver onde estão. Isso muda tudo.
Seria a experiência de como a arte pode mudar as pessoas. E qual seria seu efeito?
- EFEITO DO PROJETO NOS CATADORES
Passagem do dia a dia fétido do lixão para um novo trabalho relacionado à arte desperta novas ambições aos antigos catadores. Eles esqueceram totalmente de Gramacho, não queriam voltar.
A principio ao chegar a Gramacho pareciam que eram felizes lá, mas agora achavam que não eram mais.
O reconhecimento profissional de Vik garantiu uma vaga para uma de suas obras em um leilão em Londres. (A decisão de levar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente e completamente encantador como Londres causou questionamentos em certo momento do documentário). Isso mexeria com a cabeça deles? Vik tinha uma visão otimista disso. “Talvez fosse preciso mexer com a cabeça deles. É difícil imaginar que algum estrago maior neles do que já foi feito? Qual o problema de mudar a vida de alguém para sempre?”
- RESULTADO DO PROJETO
Independente da frustação futura que o ida de Sebastião a Londres poderia causar, ele viajou para o leilão.
A obra “Marat, Sebastião: Retratos do lixo” (VIDE ANEXO 05) foi arrematada por 28 mil libras, equivalente a 100 mil reais na época, causando elevada exaltação e emoção a Sebastião e seus companheiros de trabalho.
Em seguida todos os envolvidos nas obras são convidados para uma exposição de Vik Muniz, ao Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.
A exposição no Rio foi vista por mais de um milhão de pessoas. Quebrou o recorde de publico no Brasil perdendo em popularidade apenas para Picasso. (VIDE ANEXO 08, 09, 10)
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