Trabalho Agora e Acrópole
Por: laurafelde • 6/6/2022 • Resenha • 652 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
ACRÓPOLE
A Acrópole contém alguns dos monumentos mais famosos do período grego clássico: o Parthenon, Erechtheion, Athena Nike e Propylaea são algumas das estruturas mais importantes e marcantes.
Partenon: O Partenon é o edifício principal do complexo da Acrópole e o maior símbolo da beleza da arquitetura clássica grega antiga. Este magnífico edifício dórico foi construído entre 447 e 432 aC para proteger uma enorme escultura de Atena Partenos feita de madeira, marfim e ouro, que se eleva a 12 metros de altura.
Propileu: Construída entre 437 e 432 aC, Propylaea foi a grande entrada da Acrópole. Trata-se de um edifício central rectangular composto por colunas dóricas, constituído por cinco portas de acesso com diferentes funções e duas alas de flanco.
Erecteion: Construído entre 420 e 406 aC, é um templo jônico construído no local mais sagrado da Acrópole, onde a deusa Atena floresceu a primeira oliveira em solo grego. A área mais marcante do Erechtheion é a cobertura do Corredor Sul, que é sustentada por cariátides, seis das quais de aspecto feminino. O que vimos na Acrópole foi apenas uma réplica do original, guardado no Novo Museu da Acrópole.
Templo de Atenea Niké: Na ala sul do Propileu, foi construído no ano 420 a.C. para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina. O pequeno templo construído em estilo jônico abrigava uma imagem de Atena Niké, símbolo da vitória, que teve suas asas cortadas para que não pudesse abandonar Atenas.
ÁGORA
A Ágora Antiga de Atenas era o centro da vida social, política e comercial da cidade na antiguidade. Atuando como coração da cidade, na Ágora Antiga aconteciam tanto reuniões e debates políticos como eleições, celebrações religiosas, atividades mercantis, atuações teatrais ou competições atléticas.
Templo de Hefesto: Está localizado no lado oeste do Bazar e foi construído em 449 aC. Ictinos, um dos arquitetos do Partenon. É considerado o templo dórico mais bem preservado de toda a Grécia. É dedicado à adoração de Hefesto, deus da metalurgia, e Atena, deusa da cerâmica e do artesanato. Ao contrário do Parthenon, todas as suas 34 colunas estão intactas e a maior parte de seu telhado original está preservada. O friso no lado leste conta a história dos 12 trabalhos de Hércules. No entanto, sua decoração foi perdida em décadas de saques e roubos. Ela existe porque foi convertida em uma igreja cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII. Durante os séculos do Império Grego Otomano, o Templo de Hefesto foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa. Atenas.
Stoa de Átalo: (Prédio original por volta de 150 aC) Construído pelo rei Átalo II de Pérgamo, que reinou de 159 a 138 aC, foi um centro comercial durante o período helenístico. Este pórtico é um dos maiores edifícios da antiga Atenas. Medindo 115 metros de comprimento e 20 metros de altura, é feito de mármore e calcário da Colina Pentelicus, a nordeste de Atenas. Há inscrições na fachada que o povo de Pérgamo expressou sua gratidão à cidade de Atenas pela educação que recebeu. O edifício foi muito usado até ser destruído por Hérulos em 267. Na década de 1950, o prédio de dois andares foi reconstruído na década de 1950 para abrigar o Museu da Ágora Antiga, que reunia objetos encontrados na Ágora.
...