Trabalho Referencial Arquiteto
Por: eduardolima22 • 28/9/2020 • Relatório de pesquisa • 708 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Edifícios Multifuncionais Complexos.
- Referências para elaboração de projeto: Museu, escola (artes) e teatro.
- Arquitetura modernista (cubista).
Museu da microbiologia (Instituto Butantan – São Paulo-SP) – Marcio Kogan.
[pic 1]
[pic 2]
Area interior de exposição de vacinas e pesquisas.
[pic 3]
Area interior de exposição de vacinas e pesquisas.
A arquitetura possui estilo vitral trabalhado com laje suspensa e pilares (1970), Kogan reformou o antigo refeitório (500m²) em 2002 adaptando brises de chapas metálicas (aço) buscando leveza ao ambiente externo e interno do edifício.
Materiais e estrutura: O edifício é trabalhado em concreto, metais e vidros, o estilo da laje suspensa desprende longos alcances de espaço aos ambientes.
O opcional cria ambientes que utilizam de iluminação e climatização natural, além de camuflar o interior de maneira discreta.
EBAC – Escola britânica de artes criativas (São Paulo-SP).[pic 4]
O estilo moderno e cubista é um componente arquitetônico indefectível, de modo que a fachada pode ser trabalhada em vidraças, metais e madeiras de modo harmonioso.
Materiais e estrutura: O edifício é trabalhado em concreto, e o formato de caixote possibilita uma estrutura mais compacta e sutil.
O opcional cria ambientes formais e adaptativos, alem de elegante usual.
Teatro Municipal em Arahal (Sevilha|Espanha) – Javier Terrados (Projeto).
[pic 5]
[pic 6]
Corte para projeção de declive.
[pic 7]
O complexo foi constituído em dualidade com a introversão (criatividade e meio cênico) versus extroversão (a cidade), o arquiteto projetou-o pensando na vista ampla para o centro da pequena cidade com a intenção de privilegiar o edifício como marco através da praça triangular e da torre.
Materiais e estrutura: O edifício é trabalhado em concreto, madeira e metais. A fachada em balanço é ampla e perpendicular a torre.
O acabamento do teatro em madeira e o exterior em concreto proporciona harmonia as idéias cubistas e moderna.
- Arquitetura moderna e sustentável.
Museu de Arte Moderna de Odunpazari (Turquia)
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
O projeto materializa a ambição de promover a arte turca e contribuir culturalmente para a cidade.
A estratégia de projeto é aumentar o volume empilhando pequenas 'caixas" para criar uma arquitetura de escala urbana. As caixas empilhadas no nível da rua dialogam com a escala das casas vizinhas e crescem mais altas em direção ao centro do museu para encontrar a paisagem urbana e se tornar um novo marco cultural da área.
Materiais e estrutura: O exterior do museu é composto por madeira em toda sua extensão. O átrio central, é composto por blocos de madeira, que conecta cada nível para permitir que a luz natural atravesse a claraboia acima.
Escola de artes (Hollywood)
[pic 11]
[pic 12]
O projeto arquitetônico dessa escola de artes consiste em uma moldura retangular que envolve um aglomerado curvilíneo de salas de aula.O prédio inteiro se transforma em palco para transmissão de filmes, projeções e eventos.De acordo com o arquiteto Thom Mayne, o foco era criar algo pensando na comunidade, tanto em termos de espaço público como na arquitetura sustentável”.
...