Transformações da Arquitetura Neoclássica
Por: Maria Luiza Dias • 26/8/2015 • Resenha • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 334 Visualizações
UNIASSELVI – ASSEVIM – KROTON
Arquitetura e Urbanismo
História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III
Professora: Natália Bula
Aluna: Maria Luiza Dias
Bibliografia: Transformações culturais: a arquitetura neoclássica, 1750-1900. In: FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. P. 03 - 09
- Foram duas evoluções diferentes, que de maneira conexas, garantiram a transformação da arquitetura barroca, para a arquitetura neoclássica, e mudaram a relação entre o homem e a natureza.
- Primeiramente, foi o avanço do homem em controlar a natureza e depois foi uma mudança na maneira de pensar do homem, em resposta as transformações que ocorriam na sociedade naquele momento. Foi então que originou-se uma nova cultura, apropriada aos estilos de vida da aristocracia e nova infraestrutura, que por suas vez proporcionaram uma maior exploração da capacidade produtiva.
-“Enquanto as mudanças tecnológicas levavam a uma nova infraestrutura e à exploração de uma maior capacidade produtiva, a mudança da consciência humana produzia novas categorias de conhecimento e um modo historicista de pensamento, reflexivo o bastante para questionar sua própria identidade.” (p. 3)
-Foi assim, neste contexto ocorreu o maior estimulo da produção e novos conhecimentos, decorrente a isso despertaram novas instituições técnicas e paralelo a isto, veio o aparecimento de ciências humanistas do Iluminismo.
-“O excesso de elaboração da linguagem arquitetônica nos interiores rococós do antigo regime e a secularização do pensamento iluminista compeliram os arquitetos do século XVIII, então conscientes da natureza emergente e instável de sua época, a buscar um estilo autentico por meio de uma reavaliação precisa da antiguidade.” (p. 4)
-O que os motivavam era principalmente obedecer aos princípios que existiam nas obras, e não simplesmente copiar. O primeiro impulso foi questionar em qual das quatro culturas procurar o estilo autêntico.
-Então os arquitetos optaram por reavaliar a antiguidade, e não simplesmente copiar.
-E foi estudando a periferia e as culturas em que a arquitetura romana se baseava, e fazendo escavações na Grécia e Roma, em busca de um modelo para seguir , que conseguiu-se obedecer á alguns princípios básicos dessa arte.
-Só assim foi possível a realização da obra do arquiteto Giovani Battista Piranesi.
-Em suas obras, com ataque direto à Le Roy, ele afirmava que os etruscos eram anteriores aos gregos e que eles, junto aos romanos, elevaram a arquitetura ao seu mais alto nível de refinamento.
‘-“Na Inglaterra, onde o Rococó nunca fora plenamente aceito, o impulso no sentido de redimir os excessos do Barroco encontra a sua primeira expressão no Paladaismo, iniciado pelo conde Burlington, conquanto algo de um esperito purificador .” semelhante possa ser detectado nos últimos trabalhos de Nicholas Hawksmoor em Castle Howard.(p. 4)
-No fim da década de 1750, os britânicos começam a buscar assiduamente a base da arquitetura romana.
-No final do século XVII Claude Perrault passa a questionar a validade das proporções vitruvianas, e o modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássica. A contestação da ortodoxia vitruviana foi codificada por Cordemoy, o qual substituiu os atributos vitruvianos da arquitetura pelas três características: ordem, distribuição e conveniência que se baseiam desde a proporção correta do clássico, a sua perfeita disposição e a sua adequação. Preocupava-se com a pureza geométrica, em reação aos dispositivos barrocos, acreditando que as construções em grande parte não pediam ornamento. Tinha preferencia pela alvenaria sem colunas ou pilastras, e plas arquiteturas ortogonais.
-“Para ele, a coluna livre era a essênciade uma arquitetura pura, tal como se manifestou na catedral gótica e no templo grego”.(p. 5)
-Abade Laugier reinterpretou Cordemoy e propôs uma arquitetura universal a “cabana primitiva”, ” baseada no formato de uma árvore.
-Quatro troncos de árvore sustentando um telhado rústico em vertente, as colunas deveriam ser o mais possível fechadas por vidros.Segundo ele, essa seria a forma primitiva base para uma arquitetura gótica classicizada.
-Jacques-François Blondel, após abrir sua escola de arquitetura em 1743, se tornou o mestre da chamada geração “visionária” de arquitetos” entre eles Ledoux. . Os conceitos fundamentais de Blondel estavam aplicados à composição, ao tipo e ao caráter. Seus princípios de simplicidade e grandeza vão impregnar nas obras de muitos de seus discípulos.
-Blondel no seu curso de arquitetura, refere-se a Sainte Genevieve, outro arquiteto que influenciou o movimento foi Boullée que é autor de edifícios tão vastos que eram impossíveis de serem colocados em pratica, em meio disso a era napoleônica pedia estruturas úteis de grandeza, autoridade e realizadas de maneira mais econômica possível, assim Boullée foi o mais notável discípulo de Blondel. Representou, de acordo com os ensinamentos de Blondel, o caráter social de suas criações, com seus vastos volumes foi estudado para a obtenção da arquitetura daquela ordem, naquele momento.
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