Um pouco sobre pontes
Resenha: Um pouco sobre pontes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaysson • 2/6/2013 • Resenha • 481 Palavras (2 Páginas) • 769 Visualizações
Nesta primeira etapa do trabalho foi possível conhecer alguns conceitos básicos sobre mecânica geral e também realizar um experimento construindo um guindaste a partir de palitos de picolé aplicando um pouco do conhecimento aprendido sobre estática onde é preciso que o guindaste tenha um equilíbrio entre a base da torre com o peso que é aplicado na ponta da lança do guindaste e o peso máximo suportado pelo mesmo, também foi possível aprender um pouco sobre como construi-lo de forma que ele resista a uma carga considerável.
Um pouco sobre pontes.
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios,canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e têm que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, acidentes geográficos, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstruído.
Viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde o intenso tráfego de veículos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas não podem ser ligeiramente interrompidos. Além de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.
A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada".1 .Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar.2
As primeiras pontes
Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.
Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egipto,4 e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia(cerca de 500 a.C.).
A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do século IX a.C.[1]
Bibliografia
• Brown, D. J., Bridges. Macmillan Publishing Company, New York, NY, 1993
1) Objetivo
Projetar e construir uma ponte visto
...