Um projeto para integrar moda e arquitetura em uma visão holística do mundo
Artigo: Um projeto para integrar moda e arquitetura em uma visão holística do mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: desi_calderoni • 29/10/2014 • Artigo • 614 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
Introdução
O tema foi escolhido a partir da ideia de que a moda é um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, integrando o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior - político, social, sociológico.
Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star nas passarelas. A cada dia que passa, o mundo da moda vem se superando e surpreendendo com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores.
Pensando nisso e juntando com a arquitetura, o tema proposto para o projeto foi o Museu da Moda no qual integra a moda com a arquitetura em uma visão holística de mundo.
O objetivo do nosso trabalho é relacionar a arquitetura, nossa área de estudo, à moda visando a integração das duas como um todo, já que a tendência na ciência é aglutinar diferentes áreas do conhecimento humano.
Tendo em vista pesquisas realizadas, verificamos a necessidade da execução desse projeto na megalópole de São Paulo, pois só existe essa modalidade de museu no Brasil, na cidade de Canela – RS, inaugurado em dezembro de 2011. A região Sul do Brasil foi destacada pela imigração européia, indicando a justificativa da inexistência de um museu da moda em São Paulo, visto que os europeus são conhecidos mundialmente nessa questão. Sendo assim, temos um aspecto cultural que remete à construção desse museu em Canela. Em vista disso, torna-se viável a construção de um museu da moda em São Paulo em decorrência de a cidade ser cosmopolita, abrigando variadas culturas e ainda por ser o centro de referência econômica no país.
1. Projeto
O projeto adota uma volumetria orgânica que visa além de trazer uma integração com o entorno, uma possibilidade de fluxos entre a Avenida Liberdade e a Avenida 23 de Maio, uma paisagem com representativa área verde, que a torna um ambiente convidativo.
Na entrada principal, observa-se o vão com pé direito duplo com a área de exposição temporária em todo o térreo.
A área dos elevadores e escadas é aberta para o exterior do projeto. As áreas de doca, quarentena e reserva técnica estão distribuídas entre o subsolo 1 e 2. No primeiro pavimento se encontra todo o acervo de exposição permanente com área para vestuários e jóias.
A partir do segundo pavimento estão distribuidos: laboratórios, auditório, restaurante com deck para a Av. 23 de maio, salas de aula – ateliê, biblioteca e setor administrativo. No total, são 4 pavimentos mais 2 subsolos, totalizando 18m de altura para a Avenida Liverdade e 26m para a Av. 23 de Maio.
Não há estacionamento, pois o intuito do projeto é incentivar o uso do transporte coletivo de fácil acesso no local.
O nosso projeto foi idealizado a partir de estudos de caso, nas cidades de Paris e Madri, lugares considerados ícones mundiais sobre o assunto e por isso abrigam os principais museus da moda.
...