A ATIVIDADE PORTFÓLIO
Por: Lolozinha Lima • 24/4/2017 • Projeto de pesquisa • 283 Palavras (2 Páginas) • 2.214 Visualizações
ATIVIDADE PORTFÓLIO
Após a leitura do artigo de LIMA, U. C.; ARAGÃO, J. W. intitulado “O Conselho do FUNDEB e as práticas de participação institucionalizados, EDUFBA, Scielo Books, 2010, responda as questões pontuadas abaixo. Você pode responder “questão por questão” ou mesmo elaborar um texto a partir delas.
- A Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB?
A educação do Brasil ao longo do tempo favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o conselho do FUNDEB. Este favorecimento ocorreu devido a Constituição Federal e a Lei nº 9394 de 1996, onde é assegurada a gestão democrática e fora criados os Conselhos do Sistema, aos escolares, ao da alimentação e ao do FUNDEF E FUNDEB.
- O que os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia?
Para os Conselheiros entrevistados neste artigo a democracia é a participação nas decisões, o direito de opinar sobre assuntos que terão influencia na vida das pessoas. Os mesmos, afirmam também que é o respeito ás ideias e participação de todos.
- O que significa ser membro PARTICIPANTE do Conselho do FUNDEB, para esses membros entrevistados?
Para os membros entrevistados, ser um membro participante do FUNDEB é ter responsabilidade social, compromisso, olhar coletivo, envolvimento e engajamento.
- Que tipo de práticas exercem nesse conselho e o que pensam sobre elas?
Os participantes do Conselho do FUNDEB possuem como atividades: Acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e aplicação dos recursos do Fundo, supervisionar o senso escolar e a elaboração da proposta orçamentária. Os participantes consideram estas tarefas difíceis, pois tratam da área contábil e ponderam sobre não possuírem formação que os habilitem para essa tarefa árdua.
...