A ATIVIDADE SOLUÇÃO
Por: tamararibeiroms • 24/8/2021 • Artigo • 486 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS[pic 1]
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CSA 1208 – AUDITORIA CONTABIL
ATIVIDADE IX– 2020 -2 - 31/10/2020
1 - NBC TA 330 - Resposta do auditor aos riscos avaliados correspondem aos procedimentos de auditoria e se dividem em TESTES SUBSTANTIVOS e TESTES DE CONTROLE.
Os TESTES SUBSTANTIVOS destinam-se a examinar as transações (comprar, vender, receber e pagar); examinar os saldos ( os saldos de cada conta); e as divulgações (segregações de circulante e não circulante e as notas explicativas).
Os TESTES DE CONTROLE destinam-se a verificar a efetividade dos controles internos.
Os TESTES SUBSTANTIVOS e os TESTES DE CONTROLE são, na verdade, executados de forma concomitante.
RESPONDA:
1.1 - Indique um exemplo de teste substantivo (um procedimento de auditoria) que visa o exame das transações.
EXAME (TESTE) DE COMPRAS;
EXAME (TESTE) DE PAGAMENTOS;
EXAME (TESTE) DE RECEBIMENTOS; e
EXAME (TESTE) DE VENDAS.
1.2 - Indique um exemplo de teste substantivo (um procedimento de auditoria) que visa certificar quanto a exatidão do saldo de alguma conta. (indique a conta)
CONTAGEM DE CAIXA (SALDO DO DINHERO EM CAIXA);
INVENTARIO FISICO DOS ESTOQUES (SALDO DOS ESTOQUES); e
CONFIRMAÇÃO EXTERNA PARA SALDO BANCARIO.
2 - NBC TA - 450 - Avaliação das distorções identificadas durante a auditoria. Durante o seu exame o auditor pode se deparar com diferenças entre o que a empresa fez e o que o auditor entende ser o certo. A estas diferenças dá-se o nome de distorções.. Algumas distorções são de valor considerado baixo pelo auditor (imaterial) para as quais ele (o auditor) não se preocupa em identificar as causas, porém outras superam o valor definido como imaterial para os quais o auditor tentará convencer a administração a proceder o devido ajuste, eliminando a distorção. Acontece que o auditor não poderá obrigar a administração a fazer o ajuste uma vez que é ela (a administração) a responsável por suas demonstrações contábeis. Assim, caso a administração não concorde com o ajuste, o auditor deverá avaliar se a distorção é relevante ao não e, para tanto, deve o auditor se questionar: Esta distorção,caso não mencionada em meu relatório, poderá causar algum prejuízo a algum dos usuários das demonstrações contábeis? Se a resposta for SIM, então o assunto deverá constar do relatório do auditor.
A empresa auditada possui um financiamento junto ao Banco PUC S/A e provisionou encargos - juros - no valor de R$300.000,00. O auditor, baseado no contrato do financiamento refez os cálculos e concluiu que os juros seriam de R$700.000,00. A administração concordou com os cálculos do auditor e promoveu o acerto. O auditor conferiu a contabilização do ajuste e concordou com ela.
2.1 - Qual foi a contabilização que a empresa fez?
D - DESPESAS FINANCEIRAS - JUROS
C - JUROS A PAGAR OU FINANCIAMENTOS. (Depende se os juros forem exigíveis ou capitalizáveis - mas isto é de menos)
...