A Administração Finnceira
Por: rupereira • 26/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 530 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Administração Financeira
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Unidade de Ensino: FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Nome | RUBIANA PEREIRA DA SILVA |
RA | 6276238606 |
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Disciplina: Administração Financeira
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Unidade de Ensino: FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor EDNILSON CORTEZ ANGELO
[pic 5]
SUMÁRIO
Introdução pag 04
Conceitos de custo de capital pag 05
O valor do dinheiro e o tempo pag 05
Decisão de investimento pag 06
A utilização dos juros nos investimentos pag 06
Modelo Capm pag 07
Conclusão pag 09
Bibliografia pag 10
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos analisar qual a importância de juros no quesito capital = investimento.
Antes de pensarmos em investir é preciso saber realmente qual o valor do dinheiro.
Se o investimento nos trará retorno positivo ou negativo, e qual será a escala de tempo que seremos beneficiados.
CONCEITOS DE CUSTO DE CAPITAL
A palavra custo do capital pode ser representada pela taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo. É calculado considerando-se os custos dos recursos de todas as fontes, postos à disposição da empresa, e levando-se em conta a participação percentual de cada fonte capita de terceiros ou capital próprio.
Considerando-se os recursos empregados em determinada empresas ou entidade, sob a forma de investimento dos proprietários, recursos captados no mercado financeiro sob a forma de investimento em títulos emitidos pela empresa, como ações ou debentures obtidos sob a forma de empréstimos, calcula-se o custo médio de obtenção do capital necessário às operações da entidade através da média do percentual de cada fonte desses recursos.
O custo do capital tem efeito sobre as operações da empresa e, afeta a sua lucratividade. Os proprietários ou terceiros, ao investir ou aplicar recursos em uma determinada empresa, exigem um retorno mínimo a título de remuneração do seu capital. A taxa de captação dos recursos entregues à administração da empresa, levado em conta o princípio contábil da entidade (ver princípios contábeis), denota o custo do capital, que representa a taxa de financiamento da empresa.
O VALOR DO DINHEIIRO E O TEMPO
O primeiro passo nas finanças é o valor do dinheiro no tempo, ou seja, as decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir. Eles devem, então, comparar os valores das somas de dinheiro em diferentes datas. Para fazer isto é requerido um entendimento perfeito dos conceitos de valor do dinheiro no tempo e das técnicas de fluxo de caixa descontado apresentadas neste curso e que será continuada no 4º ano. O valor do dinheiro no tempo (VDT) refere-se ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do por quê isto é verdadeiro. Primeiramente o, dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação que cada vez mais sobe. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta. Neste início de curso estudaremos como levar em consideração o primeiro deles: os juros. Deixemos o estudo de como lidar com a inflação e risco ou incerteza para o final.
Os três passos do dinheiro (investimento);
Risco de um plano sair fora do esperado, ou qual será o seu retorno;
Rentabilidade valor final que o meu dinheiro ou investimento rendeu em determinado período, seja bom ou ruim;
Liquidez capacidade de um bem tornar-se dinheiro
DECISÃO DE INVESTIMENTO
Ao analisar um investimento considerado de alto risco provavelmente vamos encontrar uma rentabilidade elevada atrelada a este investimento, porem, por ser de alto risco este investimento pode ao invés de te trazer muito dinheiro trazer muita dor de cabeça.
...